Prefeitura de Ponta Porã distribui mudas no Dia Mundial da Árvore

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na manhã desta quinta-feira, 21, a distribuição de mudas de árvores, da espécie Ipê Branco – Tabebuia róseo-alb, em comemoração ao Dia Internacional da Árvore.

O Dia Internacional da Árvore foi instituído em 21 de setembro. A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente.

Ponta Porã possui legislação específica sobre arborização urbana, onde o plantio é obrigatório nas testadas de imóveis que possuam calçadas com largura superior a 1,5 metros. Os proprietários de terrenos edificados são responsáveis por plantar uma árvore a cada 10,00 metros de testada. Além disso, recomenda-se manter uma área permeável no entorno da muda plantada, de cerca de 50% da espécie quando adulta.

O Código de Posturas ainda fala a respeito dos requisitos para a arborização urbana:

–  calçadas com menos de 1,5 metro de largura não devem ser arborizadas;

– calçadas com largura entre 1,5 e 3,0 metros: devem receber árvores de pequeno porte;

– calçadas de largura superior a 3,0 metros: árvores de médio porte, desde que não estejam embaixo da rede elétrica.

Os alunos da Escola Municipal Prefeito Adê Marques, Milena Victória Paiva e Pietra Veron Torraca foram premiadas pelos seus respectivos poemas a respeito da árvore.

O Prefeito Eduardo Campos agradeceu a todas as manifestações de carinho pela passagem do seu aniversário e comentou sobre o evento: “Nossa gestão não vai tirar uma árvore que não seja necessária. E quando tivermos que tirar, vamos replantar duas em seu lugar. É desta maneira que pensamos em desenvolvimento sustentável, que preserva o meio ambiente e garante que nossa cidade seja arborizada e agradável”, destacou Campos.

“A Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com outras Secretarias Municipais tem feito transplante de mudas de árvores, para ajustes nas ciclovias e nas obras do FONPLATA. Fechamos também a execução do Plano Municipal de Arborização, que será um banco de dados, sobre qual região da nossa Cidade devemos plantar mais árvores. Por fim, agradecer ao Prefeito Eduardo Campos que não mede esforços para que as questões ambientais caminhem com firmeza dentro da Administração Municipal”, pontuou a Secretária Thalita Antunes Klais.

A entrega de mudas seguirá até às 17:00 horas, no Horto Florestal e será feito pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Participaram do plantio de mudas, o Prefeito Eduardo Campos, os Secretários Municipais Mirta Landolfi Salinas – Educação, Raque Lageano Quintino – Desenvolvimento Sustentável, André Manosso – Obras, Thalita Antunes Klais e os Adjuntos Eliana Aparecida, Alex Frediani, Walkíria Capusso, Gabriel Arce e o Diretor Presidente do PREVIPORÃ Rafael Fração de Oliveira e o Diretor da Casa do Trabalhador Alvaro Bittencourt.

Os Vereadores Kamila Alvarenga, Waldecir Fernandes e Nely Abdulahad também participaram do evento.