A Prefeitura de Ponta Porã e o 4º BPM – Batalhão de Polícia Militar realizam no próximo dia 19, no Centro de Convenções, solenidade de formatura do PROERD. O prefeito Hélio Peluffo, a Secretária de Educação, Leny Klais e o Tenente Coronel QOPM Carlos Magno da Silva, comandante do 4º BPM convidam a população para o evento. Nesta nova turma, serão aproximadamente mais 400 crianças recebendo o certificado de participação.
O Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD) é um projeto Nacional da Polícia Militar, adotado por instituições em parceria com escolas e a sociedade civil, no trabalho de conscientização e prevenção às drogas e a violência.
Os Instrutores do programa na região são da Polícia Militar de Ponta Porã. No município, alunos 5º ano da rede municipal e estadual de ensino participaram desta nova etapa do programa educacional. O prefeito Hélio Peluffo e o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Carlos Magno assinaram termo de cooperação mutua visando desenvolver o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
O Proerd é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.
Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles, Estados Unidos, com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do PROERD.
O prefeito Hélio Peluffo destaca a importância do desenvolvimento do programa como forma de prevenção às drogas, atuando diretamente no combate ao acesso dos jovens.
Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros, ao final do quê, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos.
A FORMATURA – Serão três turmas a receberam certificado. No período da manhã, a partir das 08h, serão outorgados certificados aos alunos das escolas municipais Rural Graça de Deus, Professora Dora Landolfi, Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, Rural Osvaldo de Almeida Matos, Rural Juvenal Fróes, Isaac Borges Capilé e Municipal Coporã.
No período da tarde, a partir das 13h30, estarão recebendo seus certificados estudantes das escolas municipais São João, Jardim Ivone, João Carlos Pinheiro Marques e Marcondes Fernandes Pereira. Já no período noturno, às 19h, será a vez das Escolas Estaduais Joaquim Murtinho e Fernando Saldanha.