Prefeitura debate Plano Plurianual 2018/2021

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Finanças debate o PPA (Plano Plurianual 2018/2021), consistindo na avaliação detalhada quanto à aplicação de recursos nas diversas áreas do Poder Executivo. “É a eficiência na gestão dos recursos” disse o prefeito Hélio Peluffo durante a abertura do seminário interno, na manhã desta terça-feira, dia 04, com participação de técnicos de todas as secretarias da prefeitura. O encontro focou na gestão financeira da prefeitura para os próximos quatro anos.

Na abertura, o prefeito Hélio deu as boas vindas a todos afirmando que o debate da gestão financeira para os próximos anos é de suma importância para garantir a melhor aplicabilidade dos recursos. Todos os secretários municipais participaram da abertura do curso, que em suma visa efetuar um minucioso treinamento para que haja sintonia na elaboração das metas fiscais e financeiras do Executivo.

Os consultores Rodolfo Feliciano e Herbert Assunção repassaram detalhes de todo o cronograma de trabalho visando a eficiente gestão financeira proposta pela administração do prefeito Hélio Peluffo. O consultor Rodolfo Feliciano disse, em entrevista, que a elaboração dessa rede de informações entre as secretarias é fundamental na medida em que o processo de elaboração das fases a participação de todos os setores.

“Dessa forma, as metas são atingidas com maior qualidade, maior eficiência e os gestores financeiros das diferentes secretarias conseguem minuciar de forma mais detalhada a aplicação dos recursos, pois haverá um orçamento mais direcionado, melhorando com isso o atendimento à população”, enfatizou.

Ele destacou que os gestores do Poder Executivo precisam estar atentos para o cumprimento das metas e do plano de governo registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral quando do registro da candidatura. “Em Ponta Porã, o prefeito Hélio Peluffo desde a campanha tem tido preocupação em atingir as metas e principalmente, com qualidade e direcionamento específico para cumprir o objetivo central”, destacou.

O Secretário de Finanças, economista Fabrício Cervieri destacou a política implementada pelo prefeito Hélio Peluffo dando início a uma nova realidade dentro da gestão do Poder Executivo, através da reunião participativa de todos os ´atores´ da gestão pública. “Estamos inaugurando uma nova metodologia de trabalho enquanto discussão e formação do orçamento e plano de metas”, afirmou Fabrício.

PLANO PLURIANUAL – O PPA é um instrumento previsto pela Constituição Federal destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos da República. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas.

É o principal instrumento de planejamento de médio prazo de ações do governo, abrangendo de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. O PPA estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo governo ao longo de um período de quatro anos. Tem vigência do segundo ano de um mandato governamental até o final do primeiro ano do mandato seguinte.

Os principais objetivos do PPA são a definição com clareza das metas e prioridades do governo, bem como os resultados esperados. Organizar, em programas, as ações que resultem em incremento de bens ou serviços que atendam demandas da sociedade.

Visa ainda estabelecer a necessária relação entre as ações a serem desenvolvidas e a orientação estratégica de governo, possibilitar que a alocação de recursos nos orçamentos anuais seja coerente com as diretrizes e metas do Plano, explicitando a distribuição das metas e gastos do governo. Dar transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.