Prefeitura decreta estado de emergência em Ponta Porã

Foi publicado no Diário Oficial de Ponta Porã, estado de emergência em todo o território de Ponta Porã. A base do Decreto são os mais de 273 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Nos dias 15, 16 e 17, a cidade está sob chuva forte e intensa.

O Decreto Municipal considera ainda a ocorrência de diversos e significativos danos como consequência da vertiginosa mudança climática, notadamente à rede elétrica, árvores e estruturas residenciais e comerciais, além de alagamento e destelhamento de residências, destruição de aparelhos públicos, que ensejou, inclusive, a interdição de pontes e vias públicas, e o fechamento de diversos estabelecimentos empresariais.

A Secretaria de Assistência Social de Ponta Porã está visitando as áreas mais afetadas pelas chuvas, sobretudo moradias irregulares na beira de córregos, e prestando todo apoio às pessoas e famílias atingidas, a começar por garantir alimentação.

Muitos perderam utensílios domésticos, colchões e móveis. Se você quiser ajudar, procure o Posto de Coleta no Centro de convenções ou ligue para um dos telefones da assistência social que iremos providenciar o transporte.

A ocorrência destes eventos climáticos compromete a capacidade de resposta do Município e há necessidade de restabelecimento da ordem pública.