
Atividades foram programadas para todo o mês de maio pela Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social de Ponta Porã
A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, preparou uma série de eventos como parte da campanha Maio Laranja, que visa chamar a atenção da sociedade da fronteira a respeito dos crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. No transcorrer desse mês serão realizadas várias palestras, rodas de conversas, visitas às escolas e serão promovidas mobilizações com atividades informativas voltadas para sensibilizar a população sobre a importância da proteção da infância. As atividades serão desenvolvidas com ações intersetoriais pela Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social em conjunto com as outras secretarias municipais e os demais órgãos de defesa dos direitos das crianças do município.
A secretária municipal de Cidadania e Inclusão Social, Dilma da Silva, disse que o Maio Laranja é um mês dedicado especialmente a esse debate. “A sociedade precisa estar atenta e preparada para contribuir levando informações para autoridades competentes caso saiba de algum caso de abuso ou exploração. Ninguém pode fechar os olhos”, disse a secretária, lembrando que 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, “e marca o compromisso de todos nós com a escuta, a denúncia e o cuidado”, afirma.
Dilma informou que as denúncias podem ser feitas de forma anônima no Disque 100 e também diretamente no Conselho Tutelar, no CREAS e nos demais órgãos de proteção. Segundo estudos, a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores. A luta deve ser de todos.
O lançamento da campanha Maio Laranja aconteceu no dia 5 de maio e segue até o final do mesmo com as palestras, capacitações e agora no dia 9 de maio acontecerá panfletagem durante a realização de mais uma edição da Fronteira Criativa na Praça Pedro Manvailler, a partir das 18h, sendo que no dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizada ação em conjunto com as demais redes de proteção e prevenção no Horto Florestal, às 16h, com intuito de disseminar informações sobre o tema.