Prefeitura desenvolve programa de saúde bucal

Na sexta-feira, dia 09, acontece Dia “D” com ações na praça Lício Borralho

A prefeitura de Ponta Porã, por meio da secretaria municipal de Saúde, desenvolve durante toda esta semana ações intensificadas voltadas à conscientização da saúde bucal. Na sexta-feira, dia 09, acontece o dia “D” com atividades na praça Lício Borralho, a partir das 08h. Conforme a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, odontóloga Adair Ribas, desde 2017 a prefeitura tem um programa específico de atenção aos pacientes nos postos de saúde e no Centro Regional de Especialidades ´João Kayatt´.

As ações priorizam trabalho preventivo, visando levar aos pacientes e usuários do sistema de saúde informações importantes sobre a saúde bucal. Durante toda esta semana, postos de saúde e no CRE estão sendo realizadas palestras educativas, objetivando atingir a população sobre as boas práticas para manter uma excelente dentição.

Durante as palestras nos postos de saúde do município e no Centro Regional de Especialidades, estão sendo especificados que a Organização Mundial da Saúde (OMS), já comprovou que o corpo humano trabalha com perfeição quando todos os seus órgãos estão em boas condições de saúde. E para que essa harmonia saia do eixo basta que um órgão esteja em defasagem, ou seja, em más condições de seu funcionamento.

A coordenadora de saúde bucal, Adair Ribas salienta que “o que muitas pessoas não sabem é que a saúde bucal é importantíssima, pois se deixada de lado, fungos e bactérias podem se proliferar e acabar por atingindo outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias. A falta de higiene e descuido com a saúde da boca e dos dentes acarretam vários problemas. Dentre eles, o mais comum, a cárie, que é um fator de deterioração dos dentes”, reforça. Ela lembra que as dificuldades na mastigação, dores de dente, incomodo e até a perda dos mesmos são características básicas do que uma cárie pode causar se uma pessoa se descuidar da higiene e dos cuidados com o órgão oral.

Diversas doenças mais sérias podem ser causadas por infecções que começam na boca, afetando todo o organismo humano, e órgãos como o pulmão ou até mesmo o coração.

A falta ou forma incorreta da escovação dos dentes gera um enorme número de bactérias, podendo até desencadear a endocardite, que é uma doença que afeta as válvulas cardíacas do coração, e uma de suas causas está relacionada às bactérias e fungos formados no órgão oral, que passam a se multiplicar em grande escala em outros órgãos.

Uma boa higiene acompanhada de hálito puro e sorriso saudável são quesitos básicos para manter a saúde deste órgão tão importante para o corpo humano. Afinal, é com ele que nos alimentamos e nos comunicamos.

Para que isso ocorra da melhor maneira possível, é preciso deixar os dentes sempre limpos e sem resíduos alimentares, evitando odores e possíveis incômodos na gengiva. Cuidados diários e básicos são a melhor saída para evitar maiores desconfortos na cadeira do dentista, como, por exemplo: escovar corretamente os dentes, usando sempre o fio dental para auxiliar no melhor resultado; ter uma boa alimentação, evitando gorduras e doces em excesso, mas quando ingeridos escovar os dentes após a refeição; trocar regularmente a escova de dente e não emprestar de outras pessoas; sempre fazer a higiene bucal depois de todas as refeições; beber muita água para hidratar não somente a boca, mas todo o organismo.

Adair Ribas lembra que além de todas essas dicas básicas, é imprescindível que se tenha uma rotina onde, pelo ao menos uma vez ao ano comparecer ao dentista. Checar se está tudo bem, fazer uma limpeza profissional e sanar possíveis problemas eventuais, para que estes não venham a ser uma doença mais séria no futuro.

Notícias Relacionadas

Prefeito Hélio Peluffo cumpre mais duas etapas de ... A Prefeitura de Ponta Porã mantém desde o início da gestão, o programa de atenção oftalmológica, recentemente ampliado e levado para alunos do ensino...
Almir Sater faz show dia 15 em Ponta Porã Artista apresenta espetáculo em homenagem aos 40 Anos de Mato Grosso do Sul Ponta Porã município com 88 mil habitantes, fronteira com Par...
Governador Reinaldo reafirma compromissos com anel... Prefeito Hélio Peluffo, deputado Flávio Kayatt e 10 vereadores foram recebidos em audiência na governadoria   O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluff...
Prefeitura e UFGD se unem para criar o Centro de D...  O distrito de Nova Itamarati terá um importante instrumento para impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar. O Centro de Dese...