Objetivo é levar informações básicas sobre prevenção de doenças como a dengue
A Prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, desenvolve o programa ´Saúde na Escola´, direcionada a levar conhecimentos básicos de prevenção contra doenças. Um dos alvos é o cuidado contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e cujas orientações estão sendo repassadas pelos profissionais da área de saúde do município nas escolas.
Nesta semana, a Escola Municipal ´Prefeito Adê Marques´, o “Adezinho” recebeu técnicos que apresentaram palestra aos estudantes para que tenham conhecimento a informações básicas de prevenção a dengue. O trabalho foi desenvolvido pela secretaria municipal de Saúde em parceria com a unidade de Saúde Básica da Vila Áurea e setor de vetores.
O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi salienta que o combate à dengue passa pelo apoio da população no sentido de evitar situações propícias para que a larva do mosquito tenha reprodução em larga escala. “E a participação da população é fundamental neste trabalho minucioso e detalhista para levarmos a conscientização a um maior número de pessoas, começando pelas nossas crianças”, enfatiza.
A dengue somente poderá ser superada se a população se conscientizar e realizar alguns hábitos diários de cuidados. Neste ano, estão sendo registrados muitos casos de pessoas com dengue em todo o Brasil, e é exatamente por isso que as medidas de prevenção contra a doença precisam ser cada vez mais reforçadas.
Afinal, somente com a conscientização da população em realizar determinadas tarefas, poderão fazer toda a diferença e ser um grande aliado para diminuir os casos de dengue no país. E é pensando em eliminá-la, vou te ensinar agora algumas medidas preventivas para que você não corra o risco de contrair a temida dengue.
A dengue somente poderá ser superada se a população se conscientizar e realizar alguns hábitos diários de cuidados. Afinal, os mosquitos da dengue se proliferam por conta de acúmulos de água e falta de limpeza. E é exatamente por isso de que os devidos cuidados precisam começar dentro de casa.
Confira agora quais são as medidas que você deve tomar: Mantenha sempre muito bem tampados: caixas, tonéis e barris de água em sua casa. Coloque todo o seu lixo de casa em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada. Jamais deixe seu lixo com a tampa aberta ou ao relento. Não jogue lixo em terrenos baldios, pois causa a proliferação de mosquitos da dengue. Ao armazenar garrafas de vidro ou de plástico, é fundamental mantê-las sempre com a boca para baixo. Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje ou telhado. O acúmulo de água é a porta de entrada para os mosquitos.
Preencha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda. Em caso de guardar pneus velhos em casa, é necessário retirar toda a água e mantê-los em locais cobertos, sempre protegidos da chuva. Realize uma limpeza nas calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
Lave com bastante frequencia, com a utilização de água e sabão, todos os recipientes que forem utilizados para guardar água. Em média, pelo menos uma vez por semana será o suficiente para proteger contra a proliferação de mosquitos da dengue. Os vasos de plantas aquáticas precisam ser lavados com água e sabão, a cada semana. É fundamental trocar a água dos vasos com freqüência para evitar sujeira e mosquitos.