Prefeitura e Faculdade de Medicina Anhanguera firmam convenio para intercâmbio de ensino e serviços de saúde em Ponta Porã

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde firmou convênio para o intercâmbio de ensino entre os serviços de saúde oferecidos em nossa Cidade e a Faculdade de Medicina. Na prática, a Secretaria Municipal de Saúde entra com as unidades de saúde e a Anhanguera com Professores e alunos para os estágios e internato, obrigatórios no Curso de Medicina.

O Prefeito Eduardo Campos falou sobre a assinatura do convênio: “Para nós é muito gratificante que possamos dar esse passo. Ao assinar um convênio com uma instituição séria e comprometida como nós, onde abriremos nossa Rede para que os Acadêmicos da Faculdade de Medicina possam praticar o seu aprendizado, nos deixa com a convicção de estarmos no caminho certo. Temos a certeza de que no futuro, essa parceria chegará a toda a nossa população e trará inúmeros benefícios”, destacou Campos.

Ao todo, são 45 unidades entre postos de saúde, unidades móveis, núcleos, CAPS, SAMU, central de regulação, unidades básicas de saúde e centros integrados de saúde que oferecerão espaço físico as atividades curriculares para participação em situações reais de vida e de trabalho ligadas à sua área da saúde na Escola de Ciências da Saúde Anhanguera de Ponta Porã.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Patrick Derzi, a assinatura deste convênio mostra o quanto Ponta Porã encontra-se em fase de evolução, já disporá de toda a sua rede, sem ônus para o Município, para que os Acadêmicos possam colocar em prática aquilo que aprendem nas salas de aula. “Essa importante parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Faculdade de Medicina vai trazer mais acadêmicos para Ponta Porã, que vêm em busca ensino de qualidade. Por outro lado, a Prefeitura vai realizar investimentos nos Postos de Saúde, elevando o nível da prestação de serviço”, destacou Patrick Derzi.

A contrapartida da Faculdade de Ciências da Saúde Anhanguera, será a apresentação do Corpo Docente apto às práticas das diversas áreas de atuação na Saúde, em conformidade com as diretrizes do SUS, além do fornecimento de todo o material descartável consumido por alunos e Professores durante as aulas práticas.

Participaram da assinatura do convenio o Prefeito Eduardo Campos e os Secretários Municipais: Patrick Derzi – Saúde; Fábio Caffarena – Governo e Comunicação; Fabrício Cervieri – Finanças e Procurador Geral do Município Ricardo Soares, além de Fernando Ciriaco Dias Neto – Diretor da Escola de Ciências da Saúde de Ponta Porã.

As obras da Faculdade de Ciências da Saúde Anhanguera entraram na sua reta final e devem ser concluídas até o final deste ano, para que a primeira turma inicie suas aulas já no primeiro semestre de 2024.

O MEC irá realizar a visita de inspeção a partir de 10 de julho próximo e irão averiguar o corpo técnico e das instalações. O convênio assinado hoje, é parte do rito determinado pelo Ministério da Educação para aprovação de início de atividades da Faculdade de Medicina.