Prefeitura e Sebrae/MS lançam Plano de Desenvolvimento Econômico de Ponta Porã

Documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora e traz 19 ações voltadas para alavancar a economia e impulsionar o crescimento do município

Na noite desta terça-feira (28), em uma solenidade realizada no Centro Internacional de Convenções, a Prefeitura Municipal de Ponta Porã e o Sebrae/MS lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado para o município. Formado por ações de melhorias voltadas para impulsionar a economia e promover o desenvolvimento local, o documento é uma entrega do programa Cidade Empreendedora, executado em Ponta Porã desde maio de 2022.

“O Cidade Empreendedora vem para impulsionar o comércio e o desenvolvimento da nossa cidade através da realização de boas práticas orientadas pela equipe do Sebrae e que irão trazer muitos benefícios para Ponta Porã. A gente convida toda a comunidade, principalmente, o setor produtivo, para que possa aderir à essa iniciativa conosco e fazer da sua atividade algo sadio, com rentabilidade e grande responsabilidade social. É o município de Ponta Porã junto com o Sebrae trazendo o desenvolvimento para a nossa cidade”, ressaltou o prefeito, Eduardo Campos.

Confeccionado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, como representantes da Associação Comercial e Sindicato Rural, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Ponta Porã é composto por 19 ações que têm a proposta de promover a integração e o empreendedorismo, juntamente com a inovação na gestão pública; além de aumentar a autoestima da população e fomentar a agricultura familiar.

De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o documento é uma das principais entregas do programa Cidade Empreendedora para o município e, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar a integrar representantes de diversos segmentos da sociedade e fomentar a atuação conjunta para promover a transformação de Ponta Porã.

“O Plano de Desenvolvimento Econômico foi elaborado de acordo com os anseios da sociedade como um todo e, agora, a população irá escolher se esse documento será uma peça de ficção ou se, realmente, vai promover a transformação do território. Então, cada parceiro é responsável pela execução desse plano e o Sebrae vai estar presente nesse processo, fornecer apoio e monitorar os resultados. Acreditamos que ao final do Cidade Empreendedora nós vamos alcançar grandes conquistas e promover o desenvolvimento de Ponta Porã”, destacou Amarilha.

As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e é voltada para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo, Raquel Lageano, esse trabalho irá fortalecer, principalmente, os pequenos empreendedores e trazer melhorias efetivas para os processos do poder público.

“O plano traz ações que nós já começamos a desenvolver em 2022 e continuaremos agora em 2023. Como uma das iniciativas mais importantes, eu destaco o trabalho no eixo da desburocratização que irá melhorar os processos da gestão municipal para que a gente possa trazer mais facilidade para o empreendedor continuar de portas abertas em Ponta Porã. Outra ação que considero relevante, pois terá impacto na nossa sociedade, é voltada para a valorização do cidadão pontaporanense”, expôs a secretária.

Clique aqui e confira todas as ações do Plano de Desenvolvimento Econômico de Ponta Porã. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.