Prefeitura e UEMS destacam o potencial logístico de Ponta Porã

Ocorreu na última segunda-feira, 12 de julho de 2021, reunião conjunta entre representantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo de Ponta Porã (SDICT). A reunião que ocorreu de forma virtual e abordou assuntos de suma importância para o setor logístico do MS, sobretudo no que concerne aos projetos referentes ao modal ferroviário.

Incialmente, o Prof. Leandro Marra (Gerente da Unidade da UEMS em Mundo Novo), apresentou o projeto “UEMS na Ferroeste”, destacando o andamento deste projeto e o papel da UEMS no processo de desenvolvimento do estado de Mato Grosso do Sul.  Além disto, a assessoria técnica da SDICT, também destacou o potencial logístico da região de fronteira, apresentando alguns investimentos, como a instalação do Porto Seco e do Parque Tecnológico Internacional, que serão fundamentais para a consolidação do município como importante polo logístico regional.

O objetivo da reunião foi à proposição de ações conjuntas para a integração dos projetos da malha ferroviária do estado, a partir de estudos técnicos realizados pela UEMS, sobretudo das Unidades Universitárias de Ponta Porã e Mundo Novo.  Na ocasião, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo de Ponta Porã, Caio Augusto César de Souza Moraes, também destacou o potencial agrícola na produção de grãos da região de fronteira e a necessidade do escoamento dessa produção através do modal ferroviário, a alternativa mais viável e rentável para este tipo de produção.

Cabe destacar, que este tipo de alinhamento entre a Prefeitura Municipal e as Instituições de Ensino Superior demonstra a preocupação do Prefeito Hélio Peluffo com o suporte e orientação técnica especializada para assuntos estratégicos no desenvolvimento do município de Ponta Porã.

Estiveram presentes na reunião, Caio Augusto Cesar de Souza Moraes (Secretário de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo de Ponta Porã), João Evanio Borba Caetano (Economista/Assessor Técnico da SDICT), Leandro Marra (Gerente da UEMS em Mundo Novo), Jonattan Rodriguez Castelli (Gerente da UEMS em Ponta Porã), Fabio Miguel Costa (Docente da UEMS em Ponta Porã), Selene Castilho (Docente da UEMS em Mundo Novo), Leandro Fleck (Docente da UEMS em Mundo Novo), Jean Rosset (Docente da UEMS em Mundo Novo) e Laís Azevedo (Docente da UEMS em Ponta Porã).

* Assessoria de Comunicação