É o programa de erradicação do trabalho infantil desenvolvido pela Assistência Social
A prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Assistência Social, equipe da AEPETI, realizou na noite de quarta-feira 04, a solenidade de premiação do concurso de redação sobre o trabalho infantil, realizado com os adolescentes que participam do projeto Planejando o Futuro nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS.
A Premiação contou com a presença do Prefeito Hélio Peluffo, da Secretária da Assistência Social Vera Oliveira, vereadoras Anny Espindola e Neli Abdulahad, Renata Icassati no ato representando a Secretária de Educação Leny Klais e representantes das empresas contratantes do Jovem Aprendiz.
O programa de ações estratégicas de erradicação do trabalho infantil (Aepeti) visa fortalecer a prevenção e erradicação do trabalho infantil, por meio de ações estratégicas, mobilizações intersetoriais e monitoramento das ações voltadas ao enfrentamento das novas incidências de atividades identificadas.
O desafio consiste em alcançar as crianças e adolescentes nessas atividades de difícil visibilidade e identificação, inserindo, juntamente com seus familiares, nos serviços da rede socioassistencial e nos demais serviços das outras políticas públicas setoriais e de defesa de direitos.
A secretária de Assistência Social, Vera Lúcia Oliveira enfatizou o pleno e total apoio dispensado pelo prefeito Hélio Peluffo às ações sociais. “Quando o prefeito assumiu nos deu pleno espaço para trabalhar e isso foi fundamental”, afirmou. A titular da pasta fez um agradecimento especial a toda equipe dos centros de atendimento, aos familiares que acompanham os jovens e a todos envolvidos.
“Essa rede de trabalho tem sido promissora”, lembrou. Vera lembrou ainda que este é o primeiro ano que a prefeitura realiza o programa. “Antes Ponta Porã não contava com esse atendimento, hoje graças ao total apoio do prefeito Hélio estamos trabalhando firmes”, destacou.
Falando em nome da Câmara Municipal, a vereadora Anny Espíndola abordou a importância do programa em execução pela prefeitura. “As dificuldades existem, a vida nos impõe muitos obstáculos, mas digo para vocês nunca desistirem dos seus sonhos e ideais. Independente da dificuldade, não podemos desistir jamais”, enfatizou.
O gerente de Recursos Humanos do grupo Nippon, Flávio Ayala falou que a empresa por ele representado tem apoiado e apoiará esta e outras iniciativas semelhantes. “Independente de leis, a direção da nossa empresa sempre tem incentivado a abertura de vagas para jovens. Eu sou um exemplo disso”, disse Flávio.
Em sua fala, o prefeito Hélio Peluffo destacou a importância do momento na presença dos jovens participantes do programa de ações estratégicas de erradicação do trabalho infantil. “Parabenizo toda a equipe na pessoa da secretária de Assistência Social. Conheço a competência da Vera, sei da sua dedicação e carinho neste trabalho e em todos que realiza”, disse ao mesmo em que destacou o empenho de toda a equipe da pasta. O prefeito também elogiou as empresas que abrem as portas para receber os jovens. “Isso muda vidas”, disse.
Uma apresentação cultural marcou a abertura da noite de entrega de prêmios do concurso de redação. Venceram o concurso os alunos Francilene Vieira com a redação “Trabalho não é coisa para criança”; Evelin Vitória com ´Trabalho Infantil´; João Lopes fez a dissertação ´O menino da periferia´ e Jhenin Arévalo com o tema ´Planejando o Futuro. Ela faz parte do programa Jovem Aprendiz.