Prefeitura entrega titularização fundiária definitiva a famílias

A prefeitura de Ponta Porã vem agilizando a regularização urbana de lotes em vários bairros. Recentemente, o prefeito Hélio Peluffo e o governador Reinaldo Azambuja efetuaram a primeira etapa com a entrega definitiva da posse e propriedade de terreno a moradores do conjunto habitacional Che Roga Mi. Na segunda etapa, ocorrida terça-feira, 07, foram mais 100 famílias que receberam a posse definitiva do imóvel residentes no bairro Residencial Ponta Porã II. O ato de entrega aconteceu no anfiteatro da prefeitura de Ponta Porã com a presença do prefeito Hélio Peluffo, secretário de Governo Eduardo Campos, secretário de Segurança Pública Marcelino Nunes e a diretora de Habitação da Agehab/MS, Ilidia Migioli, e a diretora da Habiporã, Larisse Barbosa da Rocha .

Larissa Vieira Barbosa da Rocha, Diretora Presidente da Agência Municipal de Habitação – (Habiporã) lembra que a Regularização Fundiária Urbana (Reurb) foi criada pela Lei Federal nº 13. 465/2017, que possibilita a regularização de núcleos informais urbanos consolidados, sendo que a Lei determina que tenham sido construídos antes de dezembro de 2017. O Município de Ponta Porã também possui a Lei nº 4.218/2016 que trata sobre regularização.

Através do projeto de lei número 24, destinado a aprovar o loteamento urbano ´Che Roga Mi´ , possibilitou a regularização dos títulos de imóveis de posse e propriedade, aprovada pela Câmara de Vereadores de forma unanime.

O prefeito Hélio Peluffo reforça que a regularização fundiária é mais um compromisso firmado com a população e que vem sendo rigorosamente cumprido com a entrega do documento de posse definitivo dos imóveis às famílias.

A finalidade mais importante é titular o ocupante. Com isso, garantir o direito social à moradia digna e às condições de vida adequadas; função social da propriedade; eficiência na ocupação e no uso do solo. Por meio de um processo administrativo, que compreende medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais. Uma equipe composta por profissionais de diversas áreas (arquiteto, engenheiro, advogado, assistente social, auxiliares administrativos) efetua levantamento de dados, tanto sobre a terra e parcelamento do solo, quanto os ocupantes, a condição s de cada um, a composição familiar.

O plano de regularização fundiária está acontecendo também nos bairros Residencial Ponta Porã II, Núcleo Urbano do Assentamento Itamarati I. Os próximos bairros a receber serão o  Jardim Ivone 1ª e 2ª Seções.

Em caso de dúvidas, procurar a Agência Municipal de Habitação (HABIPORÃ) – Rua Baltazar Saldanha, nº 232, Centro, tel: 3926-6817.

Notícias Relacionadas

Procon/Ponta Porã divulga pesquisa de itens da ces... Pesquisa foi realizada no dia 27 de junho em quatro supermercados de Ponta Porã   O Procon de Ponta Porã realizou uma pesquisa sobre itens ...
PROCON divulga nova pesquisa de preços dos combust... A Coordenadoria de Defesa e Orientação do Consumidor de Ponta Porã, PROCON, divulgou a segunda pesquisa de preços dos combustíveis praticados nos esta...
Prefeitura fará censo imobiliário e revisão do Pl... A prefeitura de Ponta Porã está realizando o projeto de Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e Revisão do Plano Diretor.  Este projeto é uma inicia...
Verão no Parque vem aí. Um dos maiores eventos esp... Um dos maiores eventos esportivos da fronteira abre dia 18, no Parque dos Ervais. São diversas modalidades esportivas tendo como principal objetivo co...