Prefeitura fortalece turismo e eleva categoria de avaliação

Governo Federal aponta crescimento das ações e município salta da categoria C para B junto ao Ministério

As ações concretas visando o fortalecimento turístico de Ponta Porã e região, garante ao município elevar de categoria classificatória junto ao Ministério do Turismo, saltando da categoria C para B, melhorando o nível de avaliação perante o Governo Federal. O prefeito Hélio Peluffo destacou o trabalho como um conjunto de fatores melhorando a qualidade de vida em todas as áreas, incluindo o turismo de eventos em Ponta Porã.

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, vem fortalecendo o Conselho Municipal de Turismo, visando reunir e fortalecer todo o segmento para viabilização de projetos para incrementar o setor em Ponta Porã e na fronteira. Nesta semana, um novo encontro definiu novas ações para o setor turístico, com a participação do Poder Público e a iniciativa rivada. Ponta Porã hoje ocupa a vice-presidência do Fórum Estadual do Turismo, através de Eliane Gomes, da secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável.

O fortalecimento do setor passa pelo Programa de Regionalização do Turismo, uma ação estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, a partir de 8 eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional.

“Ponta Porã esta de parabéns devido o desenvolvimento e passou da categoria C para a Categoria B, isso significa crescimento, desenvolvimento  na estrutura física, aumento de empregos entre outros”, destaca Eliane Gomes, presidente do COMTUR. Ela destaca que a partir de agora as atividades serão coordenadas pelo Conselho Municipal, ou seja, com a participação de todos. O mapeamento turístico da cidade será uma das ações imediatas a serem desenvolvidas.

O Conselho Municipal do Turismo-COMTUR, criada sob a Lei nº3121, de 12 de junho de 1999, como órgão consultivo, tem como objetivo formular a Política Municipal de Turismo, visando criar condições para o incremento e o Desenvolvimento da atividade turística e econômica no Município de Ponta Porã.

Para o fortalecimento do setor, a prefeitura convida os representantes de hotel, restaurantes, agências de turismo, produtores de eventos, e instituições de ensino e demais órgãos que queiram fazer parte da composição deste Conselho, a participar da reativação, visando a nova composição do COMTUR e posterior eleição da mesa diretora, marcando oficialmente o reinício das atividades.

Os 5.570 municípios brasileiros poderão pleitear sua inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021 a partir de 01 de abril. É nesta data que começa a contar o prazo oficial, que termina em 30 de julho, para cadastramento e inserção dos documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo. Vale lembrar que novos critérios, compromissos e recomendações foram estabelecidos para a próxima edição do Mapa que, atualmente, é composto por 3.285 municípios.

Participaram da reunião do Conselho Municipal de Turismo, representantes da prefeitura de Ponta Porã, do 4º Batalhão de Polícia Militar, de empresas do setor hoteleiro e turístico.

Notícias Relacionadas

Equipe da Rede Municipal de Ensino é campeã estadu... Saiu o resultado da OBR 2019 - Olimpíada Brasileira de Robótica MS.Equipes de Ponta Porã: NTEM núcleo de tecnologia educacional municipal. Equipe ...
Prefeito Hélio vistoria semáforos e prevê mudanças... Através de estudos técnicos de viabilidade visando melhorar o fluxo de veículos e consequentemente a trafegabilidade, principalmente em horários de pi...
Paço Municipal sediou homenagem às Mulheres O Paço Municipal sediou na manhã desta sexta-feira, dia 08, homenagem a todas as mulheres de Ponta Porã. O prefeito Hélio Peluffo marcou presença e de...
Prefeito Hélio recepciona futuro comandante do 11º... O prefeito Hélio Peluffo recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 04, o TC Levi, futuro novo comandante do 11º RC Mec (Regimento de Cavalaria Mecaniza...