Prefeitura implanta “cultura da paz” nas escolas e nas secretarias

Objetivo é melhorar o ambiente interno e o bom atendimento à população

 

Agora é lei. A Prefeitura de Ponta Porã vai implantar no âmbito das escolas municipais e também das demais Secretarias o projeto “Cultura da Paz” visando elevar a qualidade do relacionamento entre as pessoas, melhorar o ambiente de trabalho e, principalmente, um atendimento mais eficiente à população usuária dos serviços municipais.

Na prática, a lei proposta pelo Poder Executivo e aprovada pelo Legislativo cria os mecanismos necessários para que as escolas possam promover medidas de prevenção e combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), estabelecendo ações destinadas a promover a Cultura da Paz nas Escolas, com a realização de projetos específicos para este fim.

O projeto da implantação da cultura da paz já está em andamento, através de um conjunto de palestras, oficinas, dinâmicas e atividades que fortalecem um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, capaz de promover o fim da violência e a prática da não violência, por meio da educação, do diálogo e da cooperação.

A proposta da Cultura da Paz vem desde a campanha eleitoral do prefeito Hélio Peluffo e agora se consolida na administração Essa iniciativa recomendada pela ONU – Organização das Nações Unidas, que defende que a escola é um importante instrumento para disseminar a Cultura da Paz entre os povos.

A prefeitura de Ponta Porã realizou a programação em várias etapas envolvendo servidores públicos municipais com a palestrante Suely Buriasco, dentro do desenvolvimento do projeto contando com a participação de todas as secretarias e departamentos. Um dos objetivos centrais é a melhoria interpessoal e profissional de todos seja no ambiente familiar, de trabalho e no relacionamento perante a sociedade. Foram dois dias de intenso treinamento, onde Suely Buriasco focou temas centrais de enfrentamento dos desafios e obstáculos na vida.

Essa dinâmica de trabalho foi proposta ao prefeito Hélio Peluffo pela primeira-dama Vânia Peluffo, no sentido de buscar a melhoria pessoal dos servidores no contexto geral, abrindo caminho para a busca de uma melhor qualidade de vida em todos os ambientes de relacionamento de cada um. Um dos temas abordados por Suely Buriasco direciona para o interior pessoal.

“Se para você mãe é tudo igual é melhor rever os seus conceitos”, é uma das pautas apresentadas durante o desenvolvimento do curso. E aqui não estamos julgando o certo e o errado, mas, a partir do momento em que uma pessoa se conhece, percebe suas qualidades e defeitos, ela é inicia transformações que deixam a vida mais leve e feliz”, enfatiza. A palestrante aborda ainda como enfrentar os problemas de relacionamento interpessoal.

“É cultural essa questão de transferirmos para outra pessoa a responsabilidade pelo nosso bem-estar, essa concepção está tão arraigada que também outorgamos aos outros a autoridade de decisão sobre coisas que nos competem. Terceirizamos nossas dificuldades de forma a nos manter na zona de conforto, afinal se não estamos bem ou se as coisas não saíram da melhor maneira, a culpa nunca será nossa. Não acha que é mais do que hora de mudar isso colocando-se de forma ativa diante da sua vida?”, questiona Suely.

O projeto de lei agora foi aprovado pela Câmara de Vereadores e passa vigorar no serviço público municipal.

Campanha pela Paz foi proposta desde a campanha eleitoral; aqui, prefeito Hélio com a esposa Vânia e filhos Marcela, Helinho e Felipe