Prefeitura implanta “cultura da paz” nas escolas e nas secretarias

Objetivo é melhorar o ambiente interno e o bom atendimento à população

 

Agora é lei. A Prefeitura de Ponta Porã vai implantar no âmbito das escolas municipais e também das demais Secretarias o projeto “Cultura da Paz” visando elevar a qualidade do relacionamento entre as pessoas, melhorar o ambiente de trabalho e, principalmente, um atendimento mais eficiente à população usuária dos serviços municipais.

Na prática, a lei proposta pelo Poder Executivo e aprovada pelo Legislativo cria os mecanismos necessários para que as escolas possam promover medidas de prevenção e combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), estabelecendo ações destinadas a promover a Cultura da Paz nas Escolas, com a realização de projetos específicos para este fim.

O projeto da implantação da cultura da paz já está em andamento, através de um conjunto de palestras, oficinas, dinâmicas e atividades que fortalecem um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, capaz de promover o fim da violência e a prática da não violência, por meio da educação, do diálogo e da cooperação.

A proposta da Cultura da Paz vem desde a campanha eleitoral do prefeito Hélio Peluffo e agora se consolida na administração Essa iniciativa recomendada pela ONU – Organização das Nações Unidas, que defende que a escola é um importante instrumento para disseminar a Cultura da Paz entre os povos.

A prefeitura de Ponta Porã realizou a programação em várias etapas envolvendo servidores públicos municipais com a palestrante Suely Buriasco, dentro do desenvolvimento do projeto contando com a participação de todas as secretarias e departamentos. Um dos objetivos centrais é a melhoria interpessoal e profissional de todos seja no ambiente familiar, de trabalho e no relacionamento perante a sociedade. Foram dois dias de intenso treinamento, onde Suely Buriasco focou temas centrais de enfrentamento dos desafios e obstáculos na vida.

Essa dinâmica de trabalho foi proposta ao prefeito Hélio Peluffo pela primeira-dama Vânia Peluffo, no sentido de buscar a melhoria pessoal dos servidores no contexto geral, abrindo caminho para a busca de uma melhor qualidade de vida em todos os ambientes de relacionamento de cada um. Um dos temas abordados por Suely Buriasco direciona para o interior pessoal.

“Se para você mãe é tudo igual é melhor rever os seus conceitos”, é uma das pautas apresentadas durante o desenvolvimento do curso. E aqui não estamos julgando o certo e o errado, mas, a partir do momento em que uma pessoa se conhece, percebe suas qualidades e defeitos, ela é inicia transformações que deixam a vida mais leve e feliz”, enfatiza. A palestrante aborda ainda como enfrentar os problemas de relacionamento interpessoal.

“É cultural essa questão de transferirmos para outra pessoa a responsabilidade pelo nosso bem-estar, essa concepção está tão arraigada que também outorgamos aos outros a autoridade de decisão sobre coisas que nos competem. Terceirizamos nossas dificuldades de forma a nos manter na zona de conforto, afinal se não estamos bem ou se as coisas não saíram da melhor maneira, a culpa nunca será nossa. Não acha que é mais do que hora de mudar isso colocando-se de forma ativa diante da sua vida?”, questiona Suely.

O projeto de lei agora foi aprovado pela Câmara de Vereadores e passa vigorar no serviço público municipal.

Campanha pela Paz foi proposta desde a campanha eleitoral; aqui, prefeito Hélio com a esposa Vânia e filhos Marcela, Helinho e Felipe

Notícias Relacionadas

Prefeito Hélio injeta quase R$ 30 milhões na econo... Entre este dia 29 de novembro até 20 de dezembro serão liberadas três folhas de pagamento A prefeitura de Ponta Porã em menos de 30 dias injetará q...
Prefeito Hélio entrega certificados de dispensa mi... Na qualidade de presidente da Junta do Serviço Militar do 9º Comando Militar do Oeste (CMO), o prefeito Hélio Peluffo participou nesta manhã de terça-...
Prefeitura visa ampliar parcerias na Assistência S... Programas como Jovem Aprendiz têm total apoio da administração Hélio Peluffo A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Assistê...
Milhares prestigiaram festa pelos 105 anos de Pon... Milhares de fronteiriços – pontaporanenses, pedrojuaninos e moradores da região – participaram no domingo, dia 16, da programação especial preparada p...