Prefeitura inicia reforma do CCZ com recursos próprios

Melhoria da estrutura do prédio e implantação do castra móvel garantem qualidade no atendimento

A prefeitura de Ponta Porã iniciou a reforma do prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ponta Porã. Nesta semana, o prefeito Hélio Peluffo visitou o local novamente e foi fazer a primeira vistoria técnica dos trabalhos que estão sendo executados no local. Toda a estrutura sofrerá mudanças, inclusive na parte estrutural, por onde os serviços estão tendo início.

A obra é feita com recursos próprios e vai garantir melhoria significativa no atendimento prestado pelo órgão municipal. O Centro de Controle de Zoonoses foi construído na gestão do então prefeito Vagner Piantoni (in memoriam) e desde então nunca mais passou por nenhuma melhoria.

“A obra que estamos iniciando agora é um compromisso que havíamos firmado com a população quando apresentamos nossa proposta de governo ainda na campanha eleitoral. Agora, estamos honrando mais este compromisso. Queremos e vamos dar condições melhores aos servidores para prestarem serviços à população”, destacou o prefeito Hélio Peluffo.

Ele visitou, ao lado do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Dário Honório, do coordenador do órgão, médico veterinário Agnaldo Alves Carreteiro e do médico veterinário Alex Urbieta, além de servidores do CCZ todas as instalações. Várias melhorias serão introduzidas na parte estrutural do Centro de Controle de Zoonoses, que vai ganhar novas alas para melhor atender a população.

O Centro de Controle de Zoonoses é um estabelecimento de saúde tipo Unidade de Vigilância em saúde que executa serviços de saúde. Em Ponta Porã, está localizado no bairro São Vicente de Paula.

O prédio foi abandonado pela administração anterior e transformado em lixo de materiais de hospital, pois o local sem manutenção ficou com sua estrutura física comprometida e com equipamentos sucateados, que vinha causando riscos para os funcionários, não tendo como desenvolver os trabalhos de forma eficiente.

De acordo com o prefeito Hélio Peluffo “estamos atendendo uma reivindicação da população, que precisa dos trabalhos do CCZ. O prédio foi totalmente abandonado e agora vamos recuperar sua estrutura para que os funcionários possam trabalhar de forma mais segura e atender adequadamente a população que busca os serviços do CCZ”, declarou o prefeito.

Abandono – O órgão, que tem como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses como raiva, leishmaniose, além da dengue e doença de chagas, desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental em saúde, foi abandonado pela administração anterior. Sendo o retrato do descaso com que foi tratada a saúde pública da gestão anterior.

Ao assumir a administração do município, o prefeito Hélio Peluffo foi conferir a situação do local. O cenário do pátio era desolador. Os dois veículos que serviam para recolher animais nas ruas estavam cobertos de poeira. Deteriorados, foram abandonados na garagem do CCZ e estavam sendo corroídos pela ferrugem.

Ao lado, todas as instalações que deveriam ser utilizadas para acolhimento e tratamento de animais abandonados nas ruas passaram a ter outra finalidade: depósito de sucata hospitalar. Restos de aparelhos e equipamentos – muitos que ainda poderiam ser utilizados em alguma unidade de saúde mantida pela Prefeitura _ foram literalmente jogados. O local mais parecia um cemitério de equipamentos.

Situação que agora vai mudar com a execução da reforma geral do Centro de Controle de Zoonoses. O prefeito Hélio lembrou ainda da implantação do Castra Móvel, um serviço que será implantado visando atender o CCZ.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Ponta Porã e 4º BPM formam nova turm... A Prefeitura de Ponta Porã e o 4º BPM - Batalhão de Polícia Militar realizam no próximo dia 19, no Centro de Convenções, solenidade de formatura do PR...
Ponta Porã terá programa de asfaltamento comunitár... Câmara de Vereadores aprova projeto de lei dispondo sobre ampliação da pavimentação asfáltica A prefeitura de Ponta Porã está autorizada a colocar ...
Prefeitura fará processo seletivo inédito para co... A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação, fará processo seletivo para contratação de professores na Rede Municipal de E...
Prefeitura entrega materiais a agentes de saúde Repasse é fruto de convênio em forma de parceria com o Governo do Estado A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, efet...