Prefeitura lança campanha de combate à poluição do ar em Ponta Porã

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), lançou na última semana a I campanha de combate à poluição do ar. O intuito é de intensificar as ações de orientação, fiscalização e sensibilização junto à população local para o combate às queimadas e preservação do meio ambiente.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Dário Honório, a questão é cultural e precisa ser abordada, pois, a prática das queimadas sempre existiu. “É cultural: o fronteiriço é habituado em juntar e queimar o seu lixo doméstico. Mas a Lei não permite mais que seja assim. A multa, em caso de flagrante, chega a mais de 5 mil reais. A fumaça gerada causa problemas de saúde nas pessoas. Precisamos conscientizar as pessoas sobre não praticar queimadas”, finalizou.

O Subcomandante do 4.º Grupamento de Bombeiros, Kaled Issa Zeinab, trouxe número que alertam para o alto número de queimadas urbanas: de janeiro a dezembro de 2020, foram atendidas cerca de 260 ocorrências de queimadas + lixo doméstico. Em 2021, até o momento, já foram 270 ocorrências do mesmo tipo. “Estamos entrando no mês de setembro e esse número pode aumentar muito ainda nos próximos dias”, finalizou.

Essas práticas, além de causar a poluição do ar, causam danos à fauna e flora e afetam diretamente a saúde da população. A campanha contará com o apoio das secretarias municipais de segurança pública, de educação e de obras e estão incluídas atividades como palestras, fiscalização ostensiva, divulgação audiovisual da campanha, entre outras. Quaisquer denúncias poderão ser realizadas pelo telefone: 67-99936-4133 ou pelo site da secretaria de meio ambiente: https://pontapora.ms.gov.br/v2/ouvidoria-meio-ambiente/

* Assessoria de Comunicação