Prefeitura leva ação de saúde ao “Kamel Saad”

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, levou atendimento direcionado à região do bairro “Kamel Saad”. A equipe atendeu na Unidade Básica de Saúde (UBS) “Zeneida Terra de Siqueira” a região no sábado, dia 29, quando efetuou exames e encaminhamento de várias consultas. Somente no período da manhã, mais de 200 pacientes foram atendidos e tiveram procedimento efetuado, agilizando a atenção médica básica.

O prefeito Hélio Peluffo tem reafirmado que a prefeitura está levando atendimentos aos bairros, citando o programa “Saúde mais Perto de Você”, visando zerar a fila de espera para os mais diferentes procedimentos médicos.

O prefeito Hélio destaca que “assim, estamos planejando as ações na Saúde para definitivamente zerar a fila de espera. Quem precisa de alguma atenção médica, vai ao posto de saúde mais perto da sua casa, recebe a consulta prévia e será encaminhado”, destacou o prefeito Hélio Peluffo, que vem acompanhando de perto toda a preparação da ação “Saúde Mais Perto de Você”.

Em consultas, são feitos atendimentos de nutrição (pediatria), psiquiatria, ginecologia, cardiologia, clínica geral, oftalmologia, odontologia, dermatologia, urologia, endocrinologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, ortopedia geral. Também a ação levou exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta para preventivo, teste de diabetes, agendamento de mamografia. Também serão oferecidos medicamentos e vacinas.

O “Saúde Mais Perto de Você” tem ainda palestras de orientação tendo como temas `Saúde da Mulher´, emissão de cartão SUS, verificação de pressão arterial, teste de dependência do cigarro, teste de tuberculose e hanseníase, NASF (Apoio à Saúde da Família), academia da saúde, orientação sobre combate ao mosquito transmissor da dengue. Também estarão Vigilância em Saúde, SAE (Serviço Ambulatorial Especializado), Saúde do trabalhador, endemias e vetores.

O distrito de Nova Itamarati recebeu recentemente atendimentos direcionados. O prefeito Hélio Peluffo, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi e toda equipe da área, participou diretamente da ação. “Estamos desburocratizando as ações, agilizando os atendimentos”, enfatiza o prefeito.

Outro avanço significativo nas ações de saúde são os exames de sangue. A prefeitura celebrou convênio com o laboratório Ponta Porã, que passou a realizar os procedimentos, diminuindo a espera. Vários exames são entregues em até 24 horas. Os de maior complexidade, são enviados para outras cidades mas o resultado também reduziu o tempo para ser devolvido ao paciente.

O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi disse que o programa “Catarata Zero” é uma das mais importantes ações da prefeitura na área. “Toda ação é importante, pois beneficia a população. Com as cirurgias, vamos zerar a fila de espera”, disse ele, lembrando que serão em torno de mil procedimentos agendados. O secretário citou a parceria do hospital Cassems, que abriu as portas para a realização das cirurgias.

Para o prefeito Hélio Peluffo, o programa além de garantir a realização da cirurgia para quem precisa, também garante encaminhar o procedimento para quem estava esperando.

Notícias Relacionadas

Posto de saúde na Renô, inaugurado em 2016, tem gr... Inaugurada a toque de caixa em abril de 2016 pela administração anterior, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Renô apresenta sérios problemas estr...
Prefeitura leva Programa ´Sorriso Nota 10´ às Esco... A Prefeitura de Ponta Porã, através de parceria entre as secretarias de Educação e Saúde estão realizando nas escolas do município, um projeto importa...
Prefeitura abre credenciamento para dentistas visa... Ação faz parte do programa “Saúde Mais Perto de Você” e “Catarata Zero” Visando ampliar o número de atendimentos e beneficiar a população, a prefei...
Prefeitura ativa posto de saúde no Nova Itamarati ... Unidade havia sido entregue na gestão passada sem as mínimas condições de funcionamento   A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria...