![QUEDA_ARVORE4__0502_2025](https://pontapora.ms.gov.br/v2/wp-content/uploads/2025/02/QUEDA_ARVORE4__0502_2025.jpeg)
Prefeito Eduardo Campos determinou união de secretarias para atender ocorrências depois de chuva acompanhada de ventos fortes em Ponta Porã
Uma chuva torrencial acompanhada de ventos fortes provocou estragos nesta quarta-feira à tarde em Ponta Porã. Logo após o temporal, o prefeito Eduardo Campos foi pessoalmente verificar a situação no centro e nos bairros do município. O prefeito determinou a união das secretarias para fazer o atendimento das famílias que sofreram algum tipo de dano material. Não houve registro de feridos.
De acordo com as informações em pouco mais de meia hora teria chovido cerca de 60mm. A chuva acompanhada de ventos fortes acabou destelhando algumas casas, derrubando muros, cercas, placas e até uma fileira de postes da rede elétrica na região do rodoanel do município. Em alguns bairros moradores sofreram com a enxurrada que invadiu quintais e casas e também com quedas de árvores e galhos.
Somente na avenida Brasil, foram registradas pelos menos três ocorrências de quedas de árvores, uma no canteiro central na frente do Centro Pop, o que ocasionou a interdição de meia pista; outra árvore tombou nas proximidades de um lava-jato e a terceira caiu nas proximidades da igreja. Na rua Antônio João uma árvore caiu e interditou totalmente a pista nas proximidades do 11º RCMec e outra tombou perto do semáforo da Prefeitura Municipal.
Foram feitos registros de ocorrência de quedas de galhos em vários pontos, como na rua Presidente Vargas, nas imediações do Terminal Rodoviário, também na rua Olinto Cardinal de Jesus os galhos ficaram enroscados na rede elétrica; e na rua Copacabana esquina com 21 de abril. Na Escola Conceição Capiberibe, na rua Jorge Roberto Salomão e na rua Engenheiro Maurício Dutra também foram registradas ocorrências de quedas de árvores. Todos os chamados foram atendidos pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, que prossegue com o trabalho de recuperação em todas as regiões do município.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Além do trabalho de desobstrução de vias, limpeza e casos de infiltrações em prédios públicos e privados atendidos pela Secretaria de Obras, o prefeito Eduardo Campos também colocou as equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social para percorrer os bairros e atender as famílias que necessitavam de algum tipo de auxílio. Da mesma forma, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também colocou equipes para fazer levantamentos dos estragos provocados pelas chuvas.
O secretário Thiago Vedana disse que a Secretaria de Meio Ambiente está fazendo o levantamento de todas as árvores que caíram durante a tempestade e levantamento de outras árvores que poderão tornar-se riscos futuros. “Diante dessa situação, solicita-se a intensa participação da população no auxílio e diagnóstico das árvores que ficaram danificadas, através de denúncias no número 3010-0826”, afirmou.