Prefeitura premia destaques da Robótica 2018

O projeto Linguagem de Programação em Logo Kturle para alunos do 5º ano ao 8º ano do Ensino Fundamental tem como objetivo desafiá-los a criar formas geométricas através da programação em Logo utilizando o ambiente de programação Kturtle, disponível no sistema operacional Linux Educacional e, desta forma levar o conhecimento quanto aos principais elementos que compõe a geometria.

No ano de 2018 o projeto foi desenvolvido em três etapas: Na 1ª etapa, os professores colaboradores da rede municipal de ensino receberam uma capacitação no mês de abril com objetivo de conhecer os principais recursos do ambiente de programação e posteriormente multiplicar o conhecimento adquirido aos alunos de suas respectivas escolas.

Ainda nesta primeira etapa os professores tiveram um período compreendido entre os meses de maio a setembro para explorar a ferramenta nas aulas de matemática e desta forma já irem treinando seus alunos para a primeira prova prática.

Na segunda etapa, após todo o trabalho realizado com os professores colaboradores, para maior incentivo, foi aplicado a primeira prova prática, que aconteceu dentro das escolas no mês de outubro. Esta prova teve como objetivo selecionar os três alunos destaques de cada ano escolar e estes serem preparados para a segunda prova prática que aconteceu nas dependências do NTEM.

Já na terceira e última etapa, os alunos destaques na primeira prova prática realizaram uma prova de programação, a segunda prova prática, com objetivo de premiar os destaques do ano de 2018 da rede municipal de ensino. A terceira etapa aconteceu no mês de novembro, obtendo como vencedores os seguintes alunos:

5º Ano –  1° – Edgar Aguilar – Escola Jardim Ivone; 2° – Daniel Machado Flores – Escola Cooporã; 3° – Samuel Calebe Rocha Franco Pinto – Escola Cooporã;  6º Ano –  1° – Marcel Alberto calonga Gonzales – Escola João Carlos; 2° – Ellen Vitória Cabral Insarald – Escola Jardim Ivone; 3° – João Gabriel Salinas Arruda – Escola Jardim Ivone; 7º Ano – 1° – Geisa Marques Barbosa – Escola Jardim Ivone; 2° – Mario Gabriel Gomes – Escola João Carlos; 3° – Henrique Gabriel Wider – Escola João Carlos; 8° Ano –
1° – Rafael Dutra Claro – Escola Jardim Ivone; 2° – Maria Canteiro Aranda – Escola Jardim Ivone; 3° – Raryel Hugo Ferreira Sordi – Escola Juvenal Fróes.

A diretora do Núcleo de Tecnologia Educacional, professora Kedma Souza e a secretária de Educação, professora Leny Klais entregaram a premiação e certificados. “Damos os parabéns aos professores destacados”, disse Leny Klais. A seguir por terem concluído o curso presencial necessário para a realização do projeto e desenvolvido com empenho em suas escolas: Adriana G. da Silva; Adriano Ap. B. dos Santos; André M. Corrêia; Atemízia J. C. Bazan; Claudia M. Arce; Eduardo A. Macena; Fabiano de Oliveira; Fernanda v. Darold; Helena J. B. de Matos; Izabete A. Colman; José G. Chagas; Karoliny P. O. Izidório; Mariza R. Alves; Nilson F. M. Pereira; Patrick Perosa; Ranieli F. S. Rigo e Vanessa S. da Silva.

O projeto teve como professor tutor o professor Me. Rubens de Oliveira Paz. Para finalizar o projeto do ano letivo de 2018, foi feito a entrega das medalhas para os alunos e dos certificados aos professores.

Notícias Relacionadas

Prefeito Hélio debate com reitor da Mackenzie cur... O prefeito Hélio Peluffo recepcionou neste sábado, 14, o magnífico Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Benedito G. Aguiar Neto e o dir...
Prefeito Hélio homenageia Padre Paulo e dá boas vi... Padre Jorge Luis Watthier assume a paróquia; Paulo Souza assume em Aquidauana ? ? O prefeito Hélio Peluffo entregou uma placa em homenagem...
2ª Caminhada pelo combate à violência contra a Mul... Ponta Porã sediou a 2ª Caminhada pelo combate à violência contra a Mulher. Com a presença da primeira-dama, Vânia Peluffo, da vice-governadora do Esta...
Prefeitura ativa serviço de mamografia no `João Ka... Inaugurado em outubro de 2016, gestão passada abandonou serviço à população O atendimento de mamografia em Ponta Porã está ativado desde , quando o...