Prefeitura premia destaques da Robótica 2018

O projeto Linguagem de Programação em Logo Kturle para alunos do 5º ano ao 8º ano do Ensino Fundamental tem como objetivo desafiá-los a criar formas geométricas através da programação em Logo utilizando o ambiente de programação Kturtle, disponível no sistema operacional Linux Educacional e, desta forma levar o conhecimento quanto aos principais elementos que compõe a geometria.

No ano de 2018 o projeto foi desenvolvido em três etapas: Na 1ª etapa, os professores colaboradores da rede municipal de ensino receberam uma capacitação no mês de abril com objetivo de conhecer os principais recursos do ambiente de programação e posteriormente multiplicar o conhecimento adquirido aos alunos de suas respectivas escolas.

Ainda nesta primeira etapa os professores tiveram um período compreendido entre os meses de maio a setembro para explorar a ferramenta nas aulas de matemática e desta forma já irem treinando seus alunos para a primeira prova prática.

Na segunda etapa, após todo o trabalho realizado com os professores colaboradores, para maior incentivo, foi aplicado a primeira prova prática, que aconteceu dentro das escolas no mês de outubro. Esta prova teve como objetivo selecionar os três alunos destaques de cada ano escolar e estes serem preparados para a segunda prova prática que aconteceu nas dependências do NTEM.

Já na terceira e última etapa, os alunos destaques na primeira prova prática realizaram uma prova de programação, a segunda prova prática, com objetivo de premiar os destaques do ano de 2018 da rede municipal de ensino. A terceira etapa aconteceu no mês de novembro, obtendo como vencedores os seguintes alunos:

5º Ano –  1° – Edgar Aguilar – Escola Jardim Ivone; 2° – Daniel Machado Flores – Escola Cooporã; 3° – Samuel Calebe Rocha Franco Pinto – Escola Cooporã;  6º Ano –  1° – Marcel Alberto calonga Gonzales – Escola João Carlos; 2° – Ellen Vitória Cabral Insarald – Escola Jardim Ivone; 3° – João Gabriel Salinas Arruda – Escola Jardim Ivone; 7º Ano – 1° – Geisa Marques Barbosa – Escola Jardim Ivone; 2° – Mario Gabriel Gomes – Escola João Carlos; 3° – Henrique Gabriel Wider – Escola João Carlos; 8° Ano –
1° – Rafael Dutra Claro – Escola Jardim Ivone; 2° – Maria Canteiro Aranda – Escola Jardim Ivone; 3° – Raryel Hugo Ferreira Sordi – Escola Juvenal Fróes.

A diretora do Núcleo de Tecnologia Educacional, professora Kedma Souza e a secretária de Educação, professora Leny Klais entregaram a premiação e certificados. “Damos os parabéns aos professores destacados”, disse Leny Klais. A seguir por terem concluído o curso presencial necessário para a realização do projeto e desenvolvido com empenho em suas escolas: Adriana G. da Silva; Adriano Ap. B. dos Santos; André M. Corrêia; Atemízia J. C. Bazan; Claudia M. Arce; Eduardo A. Macena; Fabiano de Oliveira; Fernanda v. Darold; Helena J. B. de Matos; Izabete A. Colman; José G. Chagas; Karoliny P. O. Izidório; Mariza R. Alves; Nilson F. M. Pereira; Patrick Perosa; Ranieli F. S. Rigo e Vanessa S. da Silva.

O projeto teve como professor tutor o professor Me. Rubens de Oliveira Paz. Para finalizar o projeto do ano letivo de 2018, foi feito a entrega das medalhas para os alunos e dos certificados aos professores.

Notícias Relacionadas

NOTA DE PESAR – FALECE GUARDA CIVIL MUNICIPA... A Secretaria Municipal de Segurança Pública, informa com pesar o falecimento do GCM Rodinaldo Freitas, ocorrido neste dia 07/08/2017, por volta das 22...
Primeira-dama distribui cobertores em acampamento... A primeira dama do município, Vânia Peluffo realizou mais uma etapa da entrega de cobertores no Assentamento Itamarati, no Distrito de Nova Itamarati ...
Prefeitura amplia atendimento domiciliar de saúde Equipe multiprofissional de assistência domiciliar leva atenção médica a pacientes acamados A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria munic...
Ponta Porã 106 anos: programa ´Catarata Zero´ será... Serão 1.000 atendidos destinados a zerar a fila de espera para esse tipo de cirurgia O prefeito Hélio Peluffo faz nesta sexta-feira, dia 20, a apre...