Em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira, 16/06/2021, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo (SDICT), Secretaria de Assistência Social e Sub Prefeitura de Itamarati recebeu orientações da equipe da SEMAGRO sobre os procedimentos de entrega dos produtos e emissão de notas fiscais do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.
O PAA contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos, fortalecendo os circuitos locais e regionais e redes de comercialização.
Nesta primeira etapa, foram priorizadas mulheres e indígenas do município, conforme especificado no edital da SEMAGRO. Ao todo serão adquiridos de 25 produtores da agricultura familiar mais de 160 mil reais em alimentos. Esses produtos serão utilizados na composição de “cestas verdes” e que são distribuídas através da Secretaria de Assistência Social para as famílias em vulnerabilidade do município.
“Nesta primeira etapa do PAA, seguimos todas as orientações do edital da SEMAGRO e conseguimos cumprir o limite de produtores e dos recursos disponíveis para nossa cidade. O objetivo agora é cumprir todos os requisitos de entregas e prestações de conta de forma eficiente, para ampliarmos os recursos no próximo edital.” – destacou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Caio Augusto.
Esta é mais uma ação que destaca o compromisso do prefeito Hélio Peluffo com desenvolvimento social e econômico do município, entendendo que dando suporte e apoio aos produtores da agricultura familiar, estes podem elevar seus níveis de produção e renda e consequentemente ampliar o número de famílias que receberão as cestas verdes.
Estiveram presentes na reunião, Karla Bethânia e Alana Taila (SEMAGRO), Antônio Carlos Peixoto de Oliveira (AGRAER), Natália Velasquez (Sub Prefeita de Itamarati), Vitor Carlos Neves (Presidente do CMDR), Everton Valdez (Coord. Banco de Alimentos), Kelly Priscila Rodrigues (Secretaria de Assistência Social), Valéria Mazucatto (IFMS), Carlos Humberto e Laíse Rodrigues (SDICT).