Prefeitura terá alteração no horário de expediente

A partir de 1º de novembro atendimento no Paço Municipal será de 07h as 13h ininterruptos; secretarias têm horário diferenciado

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Administração, inicia a implantação do ponto eletrônico no Poder Executivo municipal, atendendo assim exigência formulada pelo Ministério Público Federal. Com isso, a partir do dia 1º de novembro, o expediente no Paço Municipal estará tendo novo horário de funcionamento, das 07h às 13h. O ponto biométrico já está implantado em várias secretarias e em fase de testes no Paço Municipal, que passará a adotar o ponto eletrônico para o funcionalismo no dia 1º próximo.

O prefeito Hélio Peluffo assinou o Decreto 8.083, de 18 de setembro de 2018, dispondo sobre o expediente nas repartições públicas municipais, o registro e o controle de frequência dos servidores públicos do Poder Executivo municipal. No documento, está normatizado todo o funcionamento da máquina pública no âmbito da prefeitura, como requerido pelo Ministério Público Federal.

Apesar do expediente no Paço ser das 07h às 13h, o atendimento ao público em várias secretarias será normal, durante todo o dia, com intervalo para o almoço.

A instalação dos equipamentos teve início pelo Centro de Especialidades Médicas “João Kayatt”, onde o sistema já está em funcionamento. A secretária de Administração, Dulce Manosso, disse que o Poder Executivo está cumprindo a exigência do Ministério Público Federal. Ela informou que o sistema de ponto eletrônico será instalado em todas as secretarias municipais.

No Decreto, está especificado que “considerando o disciplinado no artigo 2º da Lei Municipal número 3.925, de 09 de maio de 2013, que torna obrigatório o registro do ponto para todos os servidores municipais do Legislativo e Executivo; a utilização de mecanismo eletrônico configura maior eficiência no controle da assiduidade e pontualidade dos servidores públicos; o funcionamento de determinadas repartições públicas municipais em horário contínuos e reduzido permitirá atendimento com maior presteza e eficiência à população; a necessidade premente de implementar medidas de redução de despesas com os serviços administrativos; a necessidade de aperfeiçoar a qualidade dos serviços públicos por meio da tecnologia da informação, minimizando custos operacionais; e ainda, considerando o princípio da eficiência, previsto no artigo 37 da Constituição Federal, a jornada de trabalho dos servidores públicos dos órgãos que integram a administração direta e indireta será de 08 (oito) horas diárias e 40 semanais, com funcionamento nos dias úteis das 7h às 17h. O parágrafo único. A jornada de trabalho descrita no caput poderá, excepcionalmente, ser reduzida para 06 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, por ato próprio de cada Secretário Municipal que, para tanto, deverá considerar a essencialidade do serviço”.

Dentre alguns pontos estabelecidos pelo Decreto 8.083/2018, está especificado que o ponto eletrônico biométrico será o a ferramenta oficial de verificação da frequência e assiduidade dos servidores do Poder Executivo Municipal. O registro de frequência é pessoal e obrigatório para todos os servidores em exercício. Para registro da frequência será utilizado equipamento de leitura biométrica digital ou, na impossibilidade de uso deste método, em situações excepcionais, a folha individual de frequência. Os servidores terão acesso, por meio do sistema de Registro Eletrônico de Ponto, disponível na intranet, aos registros de frequência, para as devidas anotações, registro e providências.

Outro ponto é a verificação da assiduidade e da pontualidade no âmbito das avalições de estágio probatório deverá observar no que couber, o contido no Decreto.

Poderão ser responsabilizados disciplinarmente os servidores que de forma imotivada se recusarem a cadastrar a biometria no Relógio Eletrônico de Ponto para fins de controle de frequência.

A omissão nas informações relativas à frequência do servidor implicará na suspensão imediata e proporcional de sua remuneração.

Todo o Decreto está disponibilizado no site da prefeitura no endereço eletrônico www.pontapora.ms.gov.br, na seção Diário Oficial do dia 19 de setembro de 2018.

Notícias Relacionadas

Cantata de Natal terá sorteio de carro 0 Km Programação especial acontece neste sábado e domingo em frente ao Paço Municipal   A Prefeitura de Ponta Porã, administração Hélio Peluffo ...
Prefeitura desenvolve ´Abril Verde´ contra acident... A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, coordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador, desenvolve a campanha ´Abri...
Prefeitura vacina mais de 7 mil entre cães e gatos... A prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, 21, campanha de vacinação de cão e gato contra a raiv...
Contra epidemia, prefeitura intensifica ações cont... Secretaria de Saúde faz alerta sobre cuidados básicos e necessários A prefeitura de Ponta Porã, por meio da secretaria municipal de Saúde, passa...