Prefeitura viabiliza parceria com IFMS para a diversificação da produção da agricultura familiar no município

Buscando articular uma série de parcerias com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Ponta Porã (IFMS/Ponta Porã), o Secretário Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo de Ponta Porã (SDICT), Caio Augusto César de Souza Moraes, esteve em reunião na semana passada com a Professora Dra. Valéria Mazucato, Coordenadora da TecnoIF em Ponta Porã.

A TecnoIF é uma incubadora mista e social de empresas do IFMS, sendo um agente facilitador do processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação complementar de empreendedores em aspectos técnicos e gerenciais. Deste modo, a TecnoIF em Ponta Porã busca despertar a cultura empreendedora inovadora realizando a incubação de empresas de pequeno e médio porte, dando suporte técnico desde a abertura da empresa até a organização gerencial e de marketing. Além disso, a TecnoIF também possui ações voltadas para consultoria e assessoramento rural, sobretudo para produtores da agricultura familiar.

Neste sentido, a parceria entre a Prefeitura Municipal, através da SDICT, e o IFMS/Ponta Porã, se direcionará para a realização dessas assessorias rurais. A intenção inicial é diagnosticar os gargalos produtivos da agricultura familiar no município, buscando incentivar a diversificação produtiva destes agricultores, sobretudo no plantio de hortaliças e frutas que atendam a demanda do mercado doméstico de Ponta Porã.

Sobre isto, constatou-se recentemente através de levantamento realizado pela SDICT, que o abastecimento doméstico da produção de hortifruti em Ponta Porã é realizado quase em sua totalidade por produtores de outras regiões, e até mesmo de outros estados. Estimou-se através do estudo, que mensalmente há uma movimentação financeira de aproximadamente 1,5 milhões de reais na venda destes produtos para o mercado doméstico de Ponta Porã.

Desta forma, a parceria entre a Prefeitura Municipal e o IFMS/Ponta Porã, irá capacitar e acompanhar os produtores da agricultura familiar fomentando a produção de hortifrutis para o abastecimento do mercado interno em Ponta Porã. Esta iniciativa, vem de encontro com as politicas de geração de emprego e renda para os agricultores familiares de nosso município, sempre um compromisso do Prefeito Hélio Peluffo Filho.