PROCON alerta para golpes envolvendo aumento de Score de Crédito

O Score de Crédito é uma pontuação que pessoas físicas e empresas possuem, e que demonstra qual é a reputação financeira delas, essa nota que varia de 0 a 1.000 pontos. Sendo a principal ferramenta que auxilia bancos e financeiras na liberação de créditos em geral. Através do Score, as instituições financeiras acessam e analisam a credibilidade de uma pessoa ou empresa e decidem se fornecem, estendem ou negam uma linha de crédito ou uma venda parcelada.

Desse modo o score baixo pode ser um entrave àqueles que necessitam de crédito, sendo que esta pontuação só aumenta ao longo do tempo, a partir de um comportamento financeiro positivo. A partir disso, os golpistas se apresentam nas redes sociais como capazes de aumentar a pontuação de consumidores no score do Serasa mediante pagamento.

Esses golpistas se apresentam como funcionários de empresas credenciadas por bancos, ou até mesmo pelo próprio Serasa, e começam a cobrar valores para o aumento da pontuação do consumidor. Essas cobranças são realizadas por diversas vezes, com o pretexto de que tais valores serão destinados ao pagamento de impostos junto a Receita Federal e outras taxas de liberação.

Ocorre que referido imposto chamado supostamente de “IVSC – Imposto Verificador de Score Concretizado” inexiste na legislação e já foi inclusive noticiado pelas autoridades competentes como fraude. Sendo importante reforçar que a Serasa adverte que não existe fórmula mágica para aumentar o score rapidamente. Desse modo o consumidor precisa ficar atento ao utilizar a internet e sempre desconfiar de pessoas que prometem resultados rápidos para questões complexas. Lembrando que apenas o próprio consumidor pode aumentar seu score, pois a nota é baseada num conjunto de informações sobre o seu comportamento de crédito. Em caso de dúvida, a orientação é de que o consumidor procure a ACEPP ou o Procon.

* Assessoria de Comunicação