Procon na Rua leva atendimento a consumidores em Ponta Porã

Projeto atendeu o distrito de Nova Itamarati e hoje no centro de Ponta Porã

O Projeto Procon na Rua conta com escritório móvel do Procon que fornece aos consumidores acesso a serviços e orientações sobre a legislação de defesa do consumidor, atendimento para formalizar reclamações. Além dos consumidores, fornecedores locais também recebem orientações e exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A coordenadora municipal do Procon em Ponta Porã, advogada Cláudia Bonatto salienta a importância do ´Procon na Rua´ como forma de estimular e levar o atendimento até o consumidor.

Nesta terça-feira, 20, o distrito de Nova Itamarati recebe atendimento itinerante do projeto Procon na Rua. O atendimento será realizado na Subprefeitura das 8h às 17h. Para formalizar uma reclamação é necessário levar documentos pessoais com foto, comprovante de residência, documento que comprove a relação do consumidor com o fornecedor, ou seja, contratos, faturas, boletos etc.

Já nestes dias 21 (quarta-feira) e 22 (quinta-feira) o atendimento do Procon na Rua será realizado ao lado do terminal de ônibus (Ponto Final) de Ponta Porã. O Procon na Rua leva atendimento aos consumidores na unidade móvel, equipada para realizar o mesmo atendimento oferecido na sede. Durante a ação, os consumidores podem contar com acesso a serviços e orientações sobre a legislação de defesa do consumidor e atendimento para formalizar reclamações. O projeto é direcionado a consumidores e fornecedores locais para orientações sobre as relações de consumo.

Registro de reclamação

Para formalizar a reclamação, o consumidor precisa apresentar documento de identificação pessoal com foto, original e cópia, e documentos que comprovem a relação de consumo como contratos, faturas, boletos etc. No site do Procon Estadual, há um modelo de procuração para consumidores que precisam realizar a reclamação, mas não podem comparecer pessoalmente.

Em 2017, Nioaque, Alcinópolis, Jaraguari, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, Ribas do Rio Pardo, Bodoquena, Aparecida do Taboado, Itaquiraí, Sete Quedas e Rochedo também já receberam o projeto com ações voltadas à solução de conflitos nas relações de consumo. O projeto destina-se a alcançar municípios do Estado que não possuem estrutura própria de atendimento ao consumidor ou que estão em fase de implantação do sistema de defesa do consumidor.