Programa Cidade Empreendedora leva capacitação itinerante para Ponta Porã

Promovida pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, ação oferece cursos gratuitos na área de Panificação por meio de unidade móvel

Como parte do programa Cidade Empreendedora, executado em conjunto com a Prefeitura Municipal, entre os dias 25 de novembro e 2 de dezembro, o Sebrae/MS, em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, oferece capacitação gratuita para a população de Ponta Porã, na área de Panificação. Serão disponibilizadas seis opções de cursos através de uma carreta equipada com maquinários de ponta.

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a ação visa trazer mais possibilidades profissionais para quem vive no município, além de dar apoio aos empreendedores. “Nossa proposta é levar conhecimento para a população local, para que ela se torne protagonista. Os participantes poderão se profissionalizar e nossa expectativa é que consigam novas oportunidades, gerando o sustento da sua família. Além disso, iremos possibilitar uma melhoria no ambiente de negócios, facilitando a vida do empreendedor que terá acesso à uma mão de obra mais qualificada, e com isso, fortalecendo o comércio local”, destacou Estanqueiro.

Por meio da carreta de Panificação serão oferecidos seis cursos no município: Fundamentos básicos de panificação; Introdução a fabricação de produtos de panificação e confeitaria; Introdução a fabricação de panettone; Introdução a fabricação de cucas alemãs; Introdução a fabricação de pães doces; e Instrução a técnicas de culinária na cozinha industrial. Cada capacitação tem a duração de 8 horas/aulas com emissão de certificado.

A unidade móvel está estacionada no Centro de Convenções de Ponta Porã, localizado na Rua Saldanha Moreira, s/n, centro. Os cursos serão oferecidos de segunda-feira a sábado, no período da manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h30 às 17h30, de acordo com carga horária de cada capacitação. Interessados em participar devem fazer a inscrição prévia na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ponta Porã, por meio do telefone (67) 99839-2006 ou clicando aqui.

Além de Ponta Porã, neste quarto trimestre de 2022, outros 10 municípios participantes do programa Cidade Empreendedora também irão receber a ação de capacitação itinerante: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.

Trabalho realizado

No último ano, entre o segundo semestre de 2021 e os primeiros seis meses de 2022, o programa Cidade Empreendedora promoveu, no total, 8.223 capacitações por meio da ação. Nesse período, as unidades móveis percorreram 22 cidades de Mato Grosso do Sul: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.