Ponta Porã será incluída no programa “Internet para Todos” que visa melhorar serviço na região
Mais um importante passo foi dado na concretização do Parque Tecnológico de Fronteira (PTIn), com encaminhamento ao Ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, do novo cronograma estabelecido durante várias reuniões ocorridas em Ponta Porã durante todo o ano passado.
O vice-prefeito Caio Augusto, acompanhado do deputado federal Fábio Trad e do professor mestre da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Tito Carlos, entregou ao Ministro Gilberto Kassab o projeto. Além disso, o vice-prefeito Caio Augusto também esteve em audiência com os senadores Waldemir Moka e Simone Tebet quando obteve apoio dos parlamentares ao projeto do Parque Tecnológico de Fronteira.
No ano passado, o prefeito Hélio Peluffo recepcionou técnicos e diretores de entidades parceiras em reunião para encaminhar providências para viabilização do Parque Tecnológico Internacional (PTin), tendo como pautas a definição da futura área, discussão do conceito e governança do PTin.
O encontro, no gabinete do prefeito, contou com a presença Nelson Vieira Fraga Filho (do gabinete do Senador Waldemir Moka), Raul Alfonso Rodrigues (FAMASUL), Amauri Ozorio Nunes (FECOMERCIO), Leandro Noves (FIEMS), Marcos Vilanueva (IFMS), Flávia Rosa Santos Silva e Everton Perussi (SEBRAE), Adir Teixeira Oliveira (Coordenador Regional do Governo do Estado), Daniel Frainer (SEMAGRO), Lucio Flávio Suvakozawa e Karlen Karin Obeid (UEMS), Luan Carlos Silva (UFGD), Jardel Matos (UFMS), além de Sérgio Yonamine e Tito C. M. de Oliveira, representantes da prefeitura de Ponta Porã.
Naquela oportunidade, o prefeito Hélio Peluffo salientou que o PTin foi criado há três anos e que a sua gestão vai acelerar o processo e concretizar esse empreendimento, muito importante para a região de fronteira. Nesse aspecto, a Prefeitura de Ponta Porã está buscando alternativas para sua viabilização, considerando assim que, para a administração atual, este é um assunto prioritário. O prefeito salientou a necessidade de compartilhar suas ações com as entidades participantes e a perspectiva de compartilhar atuações e reafirmar parcerias.
Um dos principais pontos debatidos na reunião foi sobre a futura área para acomodar o Parque Tecnológico Internacional. O prefeito Hélio Peluffo informou que várias alternativas estão sendo estudas pelo Executivo, incluindo a possibilidade da cedência da área por parte do Exército Brasileiro.
Dentre as opções, esclareceu o Prefeito Hélio – está a busca de alternativas que viabilizem a aquisição da área em parceria com a iniciativa privada. A prefeitura, conforme o prefeito, está estudando uma proposta de criar um “Complexo Tecnológico de Produção e distribuição (CTPD)” onde, nele estaria presente uma área destinada ao PTin, outra a Receita Federal, outra área para instalação de “porto seco” e, uma outra ainda com capacidade para abrigar empresas de serviço, comercial e industrial de caráter estritamente privado.
Quanto aos conceitos, foi provada a proposta da tríplice-hélice, com a governança compartilhada entre as universidades, o poder público e as empresas da base tecnológica. Os parceiros participantes da reunião definiram demandas e encaminhamentos a serem providenciadas, como a captação de recursos para a efetiva implantação dos projetos do PTin.
INTERNET PARA TODOS – Em Brasília, o vice-prefeito Caio Augusto também encaminhou junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia a adesão de Ponta Porã no programa do Governo Federal ´Internet para Todos´, que visa disponibilizar sinal de qualidade no município.
A partir de maio, os primeiros municípios cadastrados no Programa Internet para Todos passarão a receber antenas de acesso à internet banda larga gratuita. Isso foi confirmado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.
Até o momento, 1.557 municípios já completaram suas inscrições. O programa tem o objetivo de oferecer internet gratuita a escolas, postos de saúde e hospitais, e conexão de banda larga a preços reduzidos para a população. A transmissão do sinal será feita pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas lançado no ano passado.
Em janeiro deste ano, o MCTIC passou a receber solicitações de adesão dos municípios no Programa. De acordo com o Kassab, mais de 1.500 prefeitos já completaram a adesão de seus municípios ao Internet para Todos, mas expectativa é de que este número chegue a 2 mil em 12 de março no Palácio do Planalto. O ministro ainda reforçou que “não terá qualquer custo para o município” na adesão do projeto.
O vice-prefeito Caio Augusto estará em Brasília na segunda-feira, dia 12, para assinatura do termo de adesão de Ponta Porã ao programa.