Regularização fundiária contempla residencial ´Ignês Andreazza´

Prefeitura e Estado iniciam trabalho para regularizar imóveis pendentes há várias décadas

“Estou muito feliz por esta oportunidade. Moro na minha casa desde que o bairro foi formado, nos idos anos de 1970 e agora será minha em definitivo”, disse a dona de casa Lurdes Peralta, uma das moradoras do bairro ´Ignês Andreazza´ atendida no mutirão para regularização de imóveis do conjunto habitacional, um dos mais antigos de Ponta Porã.

Mais de uma centena de moradores receberam atenção da prefeitura, via Habiporã – a Agência Municipal de Habitação – e do Estado, através da Agehab – Agência Estadual de Habitação.

O trabalho desenvolvido no sábado, 23, é a primeira etapa que culminará posteriormente com a entrega do título definitivo. O prefeito Hélio Peluffo, acompanhado do secretário de Governo, Eduardo Campos, vereadores Edevaldo Barbosa, Rony Lino, secretária de Educação, Leny Klais, diretora da Funcespp, Celma Pelusch e servidores municipais acompanhou todo o trabalho de atendimento as moradores. Toda a estrutura foi montada na Escola Municipal ´Ignês Andreazza´.

O Município de Ponta Porã também possui a Lei nº 4.218/2016 que trata sobre regularização. Ela destacou a importância das famílias receberam a titularidade do imóvel, capacitando-os a ser verdadeiramente dona do lote.  Ela destacou o compromisso assumido pelo prefeito Hélio Peluffo de em sua gestão regularizar os imóveis.

A regularização urbana de lotes em vários bairros de Ponta Porã vem sendo acelerada pela prefeitura. No ano passado, foram vários atos realizados com a entrega definitiva da posse e propriedade de terreno a moradores, como do conjunto habitacional Che Roga Mi, na primeira etapa. Na segunda etapa, foram mais 100 famílias que receberam a posse do imóvel.

A diretora-presidente da Agência Municipal de Habitação – (Habiporã) Larissa Vieira Barbosa da Rocha lembra que a Regularização Fundiária Urbana (Reurb) foi criada pela Lei Federal nº 13. 465/2017, que possibilita a regularização de núcleos informais urbanos consolidados, sendo que a Lei determina que tenham sido construídos antes de dezembro de 2017. O Município de Ponta Porã também possui a Lei nº 4.218/2016 que trata sobre regularização.

Através do projeto de lei número 24, destinado a aprovar o loteamento urbano ´Che Roga Mi´ , possibilitou a regularização dos títulos de imóveis de posse e propriedade, aprovada pela Câmara de Vereadores de forma unanime.

O prefeito Hélio Peluffo reforça que a regularização fundiária é mais um compromisso firmado com a população e que vem sendo rigorosamente cumprido com a entrega do documento de posse definitivo dos imóveis às famílias.  A finalidade mais importante é titular o ocupante. Com isso, garantir o direito social à moradia digna e às condições de vida adequadas; função social da propriedade; eficiência na ocupação e no uso do solo. Por meio de um processo administrativo, que compreende medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais.

Uma equipe composta por profissionais de diversas áreas (arquiteto, engenheiro, advogado, assistente social, auxiliares administrativos) efetua levantamento de dados, tanto sobre a terra e parcelamento do solo, quanto os ocupantes, a condição s de cada um, a composição familiar.

O plano de regularização fundiária está acontecendo também nos bairros Residencial Ponta Porã II, Núcleo Urbano do Assentamento Itamarati I. Em caso de dúvidas, procurar a Agência Municipal de Habitação (HABIPORÃ) – Rua Baltazar Saldanha, nº 232, Centro, tel: 3926-6817.

“Este trabalho no Ignês Andreazza é a continuidade do desenvolvido em outras regiões da cidade e que terá sequência até concluirmos toda a regularização fundiária e garantir a propriedade definitiva dos imóveis a seus legítimos proprietários”, enfatiza o prefeito Hélio Peluffo.

Notícias Relacionadas

“Saúde Mais Perto de Você”: Sanga Puitã recebe mu... É a primeira grande ação visando zerar filas e agilizar atendimentos de consultas e exames     A Prefeitura de Ponta Porã, através ...
Guarda Civil Municipal de Fronteira receberá pisto... Na sexta-feira, 02 de março, durante a visita do Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República Carlos Marun, a Ponta Porã o Secretário...
Almoxarifado central organiza, agiliza e gera econ... Novas instalações são amplas e proporcionam qualidade na prestação dos serviços internos O prefeito Hélio Peluffo, acompanhado do vice-prefeito Cai...
“Avanços na Educação devemos aos professores”, di... “Os avanços que temos obtido na Educação é fruto do trabalho digno que os professores, coordenadores, diretores e servidores em geral realizam. Precis...