Reunião em Assunção avança no projeto de implantação do Aeroporto Binacional

DINAC autoriza inspeção para retirada de obstáculos que impedem funcionamento pleno do Aeroporto Internacional de Ponta Porã

DINAC autoriza inspeção para retirada de obstáculos que impedem funcionamento pleno do Aeroporto Internacional de Ponta Porã

Uma importante reunião realizada na manhã desta terça-feira (22), na sede da Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), em Assunção, marcou um avanço decisivo para o funcionamento pleno do Aeroporto Internacional de Ponta Porã.
A reunião contou com a presença de uma comitiva da fronteira composta por autoridades brasileiras e paraguaias. Participaram o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Agnaldo Pereira Lima; o vice-presidente Marcelino Nunes; a secretária municipal de Desenvolvimento Integrado, Raquel Legeano, que na oportunidade representou o prefeito Eduardo Campos; os diretores da Aena Brasil, Tiago Neiva e Adilar Titon; além dos concejales de Pedro Juan Caballero, Jorge Medina (presidente da Junta Municipal) e Carolina Yunes.
O encontro foi conduzido pelo diretor de Aviação da DINAC, Dr. José Luiz Chaves, e teve como principal resultado a autorização para que, nos próximos 15 dias, técnicos da DINAC realizem uma inspeção técnica nos municípios de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. A visita terá como objetivo verificar in loco os obstáculos que ainda impedem o funcionamento integral da pista e iniciar os trâmites para sua remoção.
Durante a reunião, Dr. José Luiz Chaves destacou que ficou muito satisfeito com o encontro, afirmando que foi a primeira vez que participou de uma reunião com autoridades dos dois municípios fronteiriços ao mesmo tempo, o que demonstrou, segundo ele, um verdadeiro espírito de integração entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Para o diretor, o alinhamento institucional entre as lideranças é um sinal claro de que a fronteira está pronta para avançar de forma conjunta.
Além da autorização da inspeção, foi formalizada a criação de um grupo de trabalho binacional, que acompanhará todas as etapas técnicas e políticas do processo. A remoção dos obstáculos – especialmente do lado paraguaio da fronteira – é uma das exigências fundamentais para que o aeroporto possa operar com sua capacidade plena, inclusive com voos internacionais regulares.
Segundo o presidente Agnaldo Lima, a articulação para o encontro foi feita em parceria com o presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, Jorge Medina.
“Estamos aqui unidos, representantes de ambos os lados da fronteira, porque acreditamos no potencial dessa integração. Um aeroporto binacional vai colocar a fronteira no mapa das grandes rotas logísticas e fortalecer o desenvolvimento de toda a região”, destacou Agnaldo.
O consejal Jorge Medina enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Parlamento Internacional Municipal – PARLIM – e disse que os avanços representam a conquista do trabalho da união das autoridades na busca pela integração das duas cidades fronteiriças.
Representando o prefeito Eduardo Campos, a secretária municipal de Desenvolvimento Integrado, Raquel Lageano Quintino, disse que a reunião demonstra o quanto brasileiros e paraguaios estão unidos na busca pelo fortalecimento da integração e que a transformação do atual Aeroporto Internacional em Binacional será um grande avanço econômico e social com a aviação operando com toda segurança necessária.
A reunião reforça o compromisso das lideranças da fronteira com a construção de soluções conjuntas para impulsionar o desenvolvimento regional e consolidar a faixa Ponta Porã–Pedro Juan Caballero como exemplo de integração entre Brasil e Paraguai.

DINAC autoriza inspeção para retirada de obstáculos que impedem funcionamento pleno do Aeroporto Internacional de Ponta Porã – Fotos: Wilhan Filgueira