Reunião entre autoridades brasileiras e paraguaias discute integração de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero

Reunião foi realizada na sala da presidência da Câmara Municipal de Ponta Porã

Encontro na Câmara Municipal tratou de projetos de infraestrutura, saneamento e desenvolvimento conjunto entre as cidades gêmeas

Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (27), na sala da presidência da Câmara Municipal de Ponta Porã, discutiu o fortalecimento da integração entre Brasil e Paraguai, especialmente entre as cidades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.

O encontro foi presidido pelo vereador Agnaldo Pereira Lima e contou com a presença da secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, além dos vereadores Marcelino Nunes, Biro Biro, Gabriel Arce, Jelson Bernabé, Daniel “Puka” Valdez, Leandro Bitencourt (Lelê), Carlos Bordão, Vanderlei Avelino, Anny Espínola e Subtenente Morinigo.

Do lado paraguaio, participaram o deputado nacional Cezar Cerini, a senadora Noelia Cabreira, além de concejales municipales de Pedro Juan Caballero e outras autoridades.

Durante a reunião, o vereador Agnaldo Pereira Lima falou sobre o projeto de revitalização da Linha Internacional, orçado em US$ 25 milhões, com financiamento da Prefeitura de Ponta Porã por meio do Fonplata. Ele destacou que a parceria entre as duas cidades já tem resultados positivos, como a implantação da iluminação pública ao longo da fronteira.

“Ponta Porã entrou com a colocação dos postes e luminárias e cuida da manutenção, enquanto Pedro Juan Caballero ficou responsável pelo custeio da energia elétrica. Com relação ao projeto que vai transformar a Linha Internacional em um espaço para as famílias da fronteira, a previsão do prefeito Eduardo Campos é de que a conclusão das obras ocorra março do ano que vem e, por isso, precisamos discutir agora o modelo de governança compartilhada. Também podemos avançar nas discussões sobre destinação conjunta dos resíduos sólidos”, explicou Agnaldo.

A secretária Paula Consalter Campos reforçou a importância do fortalecimento da integração com novas parcerias entre as cidades, especialmente nas áreas de saneamento básico, tecnologia e desenvolvimento econômico. “Temos a nossa concessionária de saneamento básico disposta a atender Pedro Juan Caballero com água tratada e coleta de esgoto. Hoje, Pedro Juan tem apenas 3% de cobertura desses serviços, enquanto Ponta Porã já alcançou 98%. Como são cidades conurbadas, com cerca de 230 mil habitantes, precisamos discutir agendas conjuntas para melhorar os indicadores”, ressaltou.

Paula também destacou o andamento das obras do Parque Tecnológico Internacional (PTIn) e do Centro de Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Memória do Tereré (CEIMPP), ambos com entrega prevista para fevereiro de 2026. “Ponta Porã é o primeiro município de Mato Grosso do Sul na produção de soja e o 21º do Brasil. Precisamos avançar em várias frentes, principalmente na formação de mão de obra. O PTIn e o CEIMPP vão impulsionar a criação de novos negócios e a qualificação profissional, atendendo às demandas do mercado local e regional. Queremos fazer isso sempre de forma compartilhada”, afirmou.

Outro ponto abordado pela secretária foi o potencial logístico e estratégico da fronteira, que reúne condições para se tornar um hub logístico da América do Sul. “Por aqui é fácil o acesso ao Porto de Concepción. Estamos trabalhando na implantação do porto seco, que em breve terá edital de licitação, e do aeroporto binacional Ponta Porã/Pedro Juan Caballero. Esta é uma fronteira de oportunidades, em franco desenvolvimento. Essa reunião do Parlasul será fundamental para avançarmos em pautas que representam não apenas integração, mas também desenvolvimento econômico e social para as duas cidades gêmeas”, concluiu.

Edilson José, Assessoria de Comunicação

Reunião foi realizada na sala da presidência da Câmara Municipal de Ponta Porã
Reunião foi realizada na sala da presidência da Câmara Municipal de Ponta Porã