Encontro na Câmara Municipal tratou de projetos de infraestrutura, saneamento e desenvolvimento conjunto entre as cidades gêmeas
Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (27), na sala da presidência da Câmara Municipal de Ponta Porã, discutiu o fortalecimento da integração entre Brasil e Paraguai, especialmente entre as cidades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.
O encontro foi presidido pelo vereador Agnaldo Pereira Lima e contou com a presença da secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, além dos vereadores Marcelino Nunes, Biro Biro, Gabriel Arce, Jelson Bernabé, Daniel “Puka” Valdez, Leandro Bitencourt (Lelê), Carlos Bordão, Vanderlei Avelino, Anny Espínola e Subtenente Morinigo.
Do lado paraguaio, participaram o deputado nacional Cezar Cerini, a senadora Noelia Cabreira, além de concejales municipales de Pedro Juan Caballero e outras autoridades.
Durante a reunião, o vereador Agnaldo Pereira Lima falou sobre o projeto de revitalização da Linha Internacional, orçado em US$ 25 milhões, com financiamento da Prefeitura de Ponta Porã por meio do Fonplata. Ele destacou que a parceria entre as duas cidades já tem resultados positivos, como a implantação da iluminação pública ao longo da fronteira.
“Ponta Porã entrou com a colocação dos postes e luminárias e cuida da manutenção, enquanto Pedro Juan Caballero ficou responsável pelo custeio da energia elétrica. Com relação ao projeto que vai transformar a Linha Internacional em um espaço para as famílias da fronteira, a previsão do prefeito Eduardo Campos é de que a conclusão das obras ocorra março do ano que vem e, por isso, precisamos discutir agora o modelo de governança compartilhada. Também podemos avançar nas discussões sobre destinação conjunta dos resíduos sólidos”, explicou Agnaldo.
A secretária Paula Consalter Campos reforçou a importância do fortalecimento da integração com novas parcerias entre as cidades, especialmente nas áreas de saneamento básico, tecnologia e desenvolvimento econômico. “Temos a nossa concessionária de saneamento básico disposta a atender Pedro Juan Caballero com água tratada e coleta de esgoto. Hoje, Pedro Juan tem apenas 3% de cobertura desses serviços, enquanto Ponta Porã já alcançou 98%. Como são cidades conurbadas, com cerca de 230 mil habitantes, precisamos discutir agendas conjuntas para melhorar os indicadores”, ressaltou.
Paula também destacou o andamento das obras do Parque Tecnológico Internacional (PTIn) e do Centro de Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Memória do Tereré (CEIMPP), ambos com entrega prevista para fevereiro de 2026. “Ponta Porã é o primeiro município de Mato Grosso do Sul na produção de soja e o 21º do Brasil. Precisamos avançar em várias frentes, principalmente na formação de mão de obra. O PTIn e o CEIMPP vão impulsionar a criação de novos negócios e a qualificação profissional, atendendo às demandas do mercado local e regional. Queremos fazer isso sempre de forma compartilhada”, afirmou.
Outro ponto abordado pela secretária foi o potencial logístico e estratégico da fronteira, que reúne condições para se tornar um hub logístico da América do Sul. “Por aqui é fácil o acesso ao Porto de Concepción. Estamos trabalhando na implantação do porto seco, que em breve terá edital de licitação, e do aeroporto binacional Ponta Porã/Pedro Juan Caballero. Esta é uma fronteira de oportunidades, em franco desenvolvimento. Essa reunião do Parlasul será fundamental para avançarmos em pautas que representam não apenas integração, mas também desenvolvimento econômico e social para as duas cidades gêmeas”, concluiu.
Edilson José, Assessoria de Comunicação








