
Objetivo é fazer bloqueio para evitar proliferação do mosquito que transmite a dengue, febre chikungunya e o zika vírus
Na primeira hora do expediente desta segunda-feira, dia 17, o prefeito Eduardo Campos, manteve reunião com o secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt; com a coordenadora de endemias e zoonoses, Sonaira Soares da Cruz Albuquerque; com a gerente de vigilância em saúde, Isabela Pini Guerreiro; com a chefe de setor endemias e vetores, Giuliana Pissini Brizueña e com os agentes de combate a endemias, Antônio Cezar Marques e Silvio de Aquino, oportunidade que anunciou a chegada no município de um veículo da Secretaria de Estado de Saúde com equipamentos para fazer borrifações visando a erradicação do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e o zika vírus.
Eduardo Campos disse que o objetivo é fortalecer a partir de agora o combate ao mosquito com ações em todas as regiões de Ponta Porã. “Nossa equipe da saúde está preparada para fazer esse trabalho, temos uma parceria fundamental com o Governo do Estado visando a erradicação do mosquito transmissor de doenças que acometem a nossa população. Vamos fazer todo o esforço para diminuir ao máximo a incidência do mosquito e consequentemente o número de pessoas doentes”, ressaltou.
O equipamento que estará fazendo as borrifações a partir desta segunda-feira à tarde se trata de um Ultra Baixo Volume (UBV), o qual aplica inseticida em forma de spray, trabalho que é conhecido como fumacê, muito eficiente no combate a proliferação de mosquitos como o aedes aegypti. O veículo com o equipamento ficará em Ponta Porã por tempo indeterminado.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt, disse que a equipe está treinada e preparada para o uso deste aparelho com aplicação do inseticida. “Todos têm total consciência sobre o uso correto para evitar danos ao meio ambiente. Devido a isso, neste momento em especifico, estaremos atuando no período pós sol (tardezinha/noite) caso a população escute o fumacê na sua rua abra portas e janelas para que o trabalho possa ser mais eficaz”, disse o secretário.
Ele ressaltou também que o fumacê é mais uma estratégia contra o mosquito. “Neste momento precisamos da colaboração da população. Em relação ao trajeto do fumacê, a prioridade é atender primeiramente as regiões onde os agentes fizeram notificações de casos suspeitos e também onde ocorreram casos positivos. Pedimos a população que ao sentir qualquer sintoma de dengue procure atendimento na Unidade de Saúde próxima a sua residência”, destaca Daniel Kayatt.
NÚMEROS
A intensificação dos trabalhos de combate ao mosquito aedes aegypti ocorre justamente em um momento em que a incidência em Ponta Porã é considerada média com 3,7%, conforme o último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). Desde o dia 1º de janeiro até agora foram notificados 103 casos de dengue no município, sendo que apenas 6 foram confirmados oficialmente. No mesmo período foram notificados 52 casos de febre Chikungunya, sendo que apenas um foi confirmado.
No final da tarde desta segunda-feira, o trabalho de borrifação será feito nos bairros Andreazza, Jardim das Rosas, Salgado Filho e Flamboyant I e II.