Saúde disponibiliza vacinação contra gripe para grupos prioritários dias 2 e 3 de maio

Secretaria Municipal de Saúde mantém atendimento durante feriadão e intensifica campanha de vacinação contra gripe em Ponta Porã – Foto: Arquivo

Prefeitura de Ponta Porã informou que a campanha de vacinação será intensificada no AMA e no distrito de Nova Itamarati e Plantão da Saúde durante feriadão

A Prefeitura de Ponta Porã decidiu intensificar a campanha de vacinação contra a gripe nesta sexta-feira e sábado, dias 2 e 3 de maio, com disponibilização de doses no AMA (Atendimento Ambulatorial Médico), na frente do Parque de Exposições, no horário das 13h30m às 18h30m. O objetivo é oferecer mais opções para que os grupos prioritários possam tomar as doses de vacinas que estão disponíveis na rede pública de saúde. Também serão oferecidas vacinas de rotina com atualização da carteira de vacinação e foi definido como será o atendimento da saúde durante o feriadão do Dia do Trabalhador.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as doses de vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) desde o início da campanha no dia 7 de abril. Depois de mais de 20 dias de campanha o índice de vacinados continua baixo e em razão disso a gestão municipal quer aproveitar esse período de feriadão para intensificar a vacinação dos grupos prioritários.
De acordo com as autoridades de saúde, a vacinação é imprescindível nesse período que se aproxima a chegada da estação inverno, período propenso para surgimento e aumento dos casos de doenças respiratórias, é fundamental que os grupos prioritários se vacinem para reduzir o risco de complicações graves.
Outra informação importante é que a vacina disponível na rede pública é trivalente, protegendo contra os vírus Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B. Durante o outono e o inverno é o período em que o vírus influenza circula com mais intensidade.
E as pessoas devem ficar alertas e buscar a prevenção, tendo em vista que a gripe pode evoluir para doenças mais sérias como pneumonia, sinusite, otite e até agravamento de condições preexistentes, como asma, diabetes ou problemas cardíacos. A vacina reduz significativamente o risco dessas complicações.
Idosos, crianças pequenas, gestantes, imunossuprimidos e pessoas com doenças crônicas têm maior risco de hospitalização e morte por gripe. A vacinação ajuda a proteger diretamente essas populações e indiretamente quem convive com elas.
Para além dos grupos prioritários que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, o público-alvo da estratégia também é formado por:
– Trabalhadores da Saúde;
– Puérperas;
– Professores dos ensinos básico e superior;
– Povos indígenas;
– Pessoas em situação de rua;
– Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
– Trabalhadores portuários
– Funcionários do sistema de privação de liberdade;
– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
SERVIÇO
AMA – Atendimento médico de 1º a 4 de maio (de quinta a domingo) das 7h às 23h e vacinação para grupos prioritários nos dias 2 e 3 de maio (sexta e sábado) das 13h30m às 18h30m. e atualização da carteira de vacinação para todos.
CIS – sexta-feira, dia 2 de maio, das 7h às 17h vacinação contra gripe para grupos prioritários, atualização da carteira de vacinação e atendimento médico.
ITAMARATI SEDE – de 1º a 4 de maio – Atendimento médico 24 horas (sem interrupção).