“Saúde mais perto de Você” atendeu mais de 2 mil no Ipês

Em apenas uma semana ação efetuou procedimentos, exames e consultas médicas

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, levou a quarta edição da caravana de saúde à região dos Ipês, quando 2.225 pessoas foram atendidas em apenas oito dias da ação, cujos atendimentos beneficiaram e agilizaram moradores da região dos Ipês 2. O balanço demonstra que a caravana de saúde implantada pelo prefeito Hélio Peluffo tem obtido resultados satisfatórios, demonstração que a população aprova o atendimento itinerário.

Somente em procedimentos de oftalmologia, a ação “Saúde Mais perto de Você” efetuou 1.020 atendimentos, com consultas, exames e encaminhamentos. Na clínica geral, foram atendidos 275 pacientes, sendo 413 em odontologia. Outros números demonstram a eficiência do programa, que continuará em 2019 em outras localidades. Foram aplicadas 188 vacinas diversas, pediatria foram 157 atendimentos procedidos, além de outros serviços como preventivos, psiquiatria, ginecologia e obstetrícia, dermatologia, ortopedia, urologia e reumatologia.

O mutirão “Saúde Mais Perto de Você” é uma ação que percorre todas as regiões do município desde o ano passado, desde distritos e bairros. A primeira edição ocorreu no distrito de Sanga Puitã, já tendo passado pelo Grande Marambaia, chegando ao distrito de Nova Itamarati. O objetivo é zerar as filas de espera em consultas e exames.  Recentemente, a prefeitura realizou ação semelhante no distrito de Nova Itamarati.

As unidades básicas de saúde da região do Ipês realizaram triagem com os moradores para efetuar os encaminhamos na ação. Foram consultas, exames e diversos serviços disponíveis para a comunidade. O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi está coordenando os detalhes ao lado de toda a equipe da pasta.

Os atendimentos estão agendados para serem realizados na unidade de saúde ´Estratégia de Saúde da Família´ (ESF) Ipês 2, das 07h30 às 17h. Toda a estrutura estará montada para recepcionar a população e efetuar os atendimentos de forma ágil e desburocrática. A carreta da oftalmologia atendeu no local.

Com a triagem feita pelas equipes das unidades de saúde, todos os que receberam atendimento foram encaminhados de forma rápida e ágil com uma ficha de consulta elaborada com antecedência, desta forma ao chegar no local o paciente já foi imediatamente encaminhado para a especialidade a qual necessita.

“Assim, estamos planejando as ações na Saúde para definitivamente zerar a fila de espera. Quem precisa de alguma atenção médica, vai ao posto de saúde mais perto da sua casa, recebe a consulta prévia e será encaminhado”, destacou o prefeito Hélio Peluffo, que vem acompanhando de perto toda a preparação da ação “Saúde Mais Perto de Você”.

Foram feitos atendimentos de nutrição (pediatria), psiquiatria, ginecologia, cardiologia, clínica geral, oftalmologia, odontologia, dermatologia, urologia, endocrinologia, fonoaudiologia, otorrinolaringologia, ortopedia geral.

Em exames serão ultrassonografia, eletrocardiograma, coleta para preventivo, teste de diabetes, agendamento de mamografia. Também serão oferecidos medicamentos e vacinas.

O “Saúde Mais Perto de Você” terá ainda palestras de orientação tendo como temas `Saúde da Mulher´, emissão de cartão SUS, verificação de pressão arterial, teste de dependência do cigarro, teste de tuberculose e hanseníase, NASF (Apoio à Saúde da Família), academia da saúde, orientação sobre combate ao mosquito transmissor da dengue. Também estarão Vigilância em Saúde, SAE (Serviço Ambulatorial Especializado), Saúde do trabalhador, endemias e vetores.

Notícias Relacionadas

Estado investe na rede de água em Ponta Porã Prefeito Hélio pediu investimentos e governador autoriza Sanesul a ampliar captação   Atendendo a pedido feito pelo prefeito Hélio Peluffo,...
“Avanços na Educação devemos aos professores”, di... “Os avanços que temos obtido na Educação é fruto do trabalho digno que os professores, coordenadores, diretores e servidores em geral realizam. Precis...
Ponta Porã sedia palestra sobre rota bioceânica UEMS e Setlog realizam palestra sobre desafios e perspectivas da RILA     A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e o ...
Verão no Parque: lazer garante festa dos ´baixinho... A prefeitura de Ponta Porã, através da Fundação de Cultura e Esportes de Ponta Porã (Funcespp) e a coordenação do Verão no Parque, garante lazer e ent...