
A reforma do sistema é coordenada pelo Governo Federal e visa melhorar o serviço sem afetar o atendimento das famílias cadastradas
A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, informou nesta quarta-feira, dia 26, que o Sistema de Cadastro Único passará por mudanças, através de uma ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O objetivo é proporcionar mais segurança, eficiência no combate às fraudes, maior integração com outras bases de dados do Governo Federal, agilidade e otimização dos processos de atualização cadastral e no atendimento ao cidadão. A mudança não exige qualquer atualização ou ação por parte das famílias já inscritas, que continuarão tendo acesso normal aos benefícios.
De acordo com as informações da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, no período de sexta-feira, dia 28 de fevereiro, até o dia 17 de março, os técnicos do Governo Federal farão a transferência dos dados para o novo sistema que entrará em operação logo que o serviço for concluído. As famílias que são atendidas pela Prefeitura de Ponta Porã continuarão recebendo os benefícios sem nenhum tipo de bloqueio, assim como as famílias também poderão fazer consultas ao Bolsa Família, já que funciona em outro sistema.
Segundo o MDS, o objetivo é automatizar o preenchimento das informações das famílias, evitar erros e tornar o processo de atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais ágil. Integrações de dados, que antes levavam dois ou três meses para serem realizadas, poderão ser feitas em poucos dias, por meio de processos automatizados e rotineiros. O novo sistema também contará com uma plataforma de gestão de riscos e monitoramento, com o objetivo de garantir eficiência e evitar fraudes cibernéticas e outros tipos de fraudes.
Com a reforma do sistema, quando o operador do Sistema de Cadastro Único for preencher o campo com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário, serão processadas automaticamente informações de diferentes bases do Governo Federal, como a de óbitos e nascimentos, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Receita Federal, Previdência Social, entre outros.
A base de dados passará a ser armazenada pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). No CadÚnico estão aproximadamente 90 milhões de pessoas inscritas, que pertencem a mais de 40 milhões de famílias, em todos os municípios brasileiros.