Secretaria de Educação realizou ações de acolhimento aos docentes

Educação adotou mediação Escuta Ativa para manter reuniões em época de pandemia

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou neste ano durante a pandemia, a mediação Escuta Ativa. Trata-se de um trabalho denominado ‘Professores na Pandemia’.

De acordo com os coordenadores dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria de Educação, a escuta ativa significa escutar e entender a comunicação a partir do ponto de vista da pessoa que fala. “Nos referimos à habilidade de escutar não apenas o que a pessoa está expressando diretamente, mas também os sentimentos, as ideias ou os pensamentos que estão por trás daquilo que ela está dizendo. Sabemos escutar as pessoas ou somente nos limitamos a ouvir o que elas dizem sem levar em consideração o significado emocional das suas palavras? Para uma boa comunicação interpessoal é preciso fazer uso da escuta ativa”, afirmou Miriam Moreno

“São muitas as definições propostas para a habilidade da escuta ativa, mas todas concordam que se trata de uma habilidade que tem dois ingredientes essenciais: a compreensão e o cuidado. No contexto da escuta ativa, empreendemos grande parte dos nossos recursos em tentar entender a mensagem da pessoa que escutamos falar. Além disso, damos informações ao nosso interlocutor de que estamos ou não entendendo aquilo que está sendo transmitido. Significa, portanto, estar psicologicamente disponível e atento às mensagens de quem está falando” disse Alline Flores, uma das coordenadoras da Escuta Ativa.

“Diante do cenário que estamos vivendo, o Departamento Psicossocial da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer ofereceu no 1º semestre deste ano, momentos de Escuta Ativa on-line a todos os professores Rede Municipal de Ensino com o tema “Professores na Pandemia: quais os cuidados para a saúde emocional?”. Em seguida, com o grande impacto positivo da ação, a mesma se estendeu a todos os demais profissionais”, declarou Júlio Lacerda.

Os encontros foram realizados por meio de aplicativo de videoconferência (on-line) e mediados e coordenados pela professora e psicóloga Mirian Moreno, professora Alline Flores e professor Júlio Lacerda.

Foram realizados vários encontros com o intuito de atender a toda a Rede e cada um deles teve duração de mais de 2 horas e com participação de mais de 100 profissionais em cada um.

A Secretária Municipal de Educação Professora Mirta Landolfi enfatiza que “neste momento, acolher e ser acolhido são as principais dinâmicas para amenizar os impactos da pandemia. A Escuta ativa representa o espaço de empatia, troca e ressignificação das relações sociais”, finalizou Mirta.

* Assessoria de Comunicação