Secretaria de Meio Ambiente instala lixeiras comunitárias nos Distritos e na Escola Rural Graça de Deus

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponta Porã realizou, no início do mês de março de 2023, a instalação de lixeiras comunitárias nos distritos Nova Itamarati e Cabeceira do Apa, além da Escola Municipal Rural Graça de Deus, para atender a população e entorno desses locais.

As lixeiras comunitárias foram instaladas em pontos estratégicos, com o intuito de facilitar, para a população local, o transporte dos resíduos até as lixeiras comunitárias, bem como disponibilizar condições comunitárias de armazenamento temporário para os resíduos gerados nos locais. Ao todo, foram instaladas 5 (cinco) lixeiras comunitárias, sendo duas no distrito Nova Itamarati, duas no distrito Cabeceira do Apa e uma na Escola Municipal Rural Graça de Deus.

A ação também tem como objetivo incentivar a população a realizar a separação de seus resíduos e propagar o Programa Municipal de Coleta Seletiva. Para isso, as lixeiras comunitárias foram disponibilizadas com duas divisões para armazenamento temporário dos resíduos:

• Uma em cor marrom, para armazenamento de resíduos orgânicos;
  • Uma em cor verde, para armazenamento dos resíduos recicláveis.

Os resíduos orgânicos são aqueles que têm origem animal ou vegetal, ou seja, aqueles que são decompostos naturalmente, como restos de alimentos, resíduos de banheiro e folhas secas. Já os resíduos recicláveis são todos aqueles que ainda podem ser reaproveitados, na forma original ou após reciclagem, como o vidro, garrafas pet, copos plásticos, papel e papelão, dentre outros.

Faça sua parte: A separação dos resíduos deve ser feita para que os materiais recicláveis possam ser reaproveitados, evitando que os recicláveis entrem em contato direto com os resíduos orgânicos, pois isso pode contribuir com a diminuição da eficiência do processo de reciclagem.