Secretaria de Saúde alerta para número de casos de dengue e Chikungunya em Ponta Porã

Prefeito Eduardo Campos e equipe da Secretaria de Saude

A Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e do CIEVS Fronteira MS, divulgou informativo com o número de casos registrados até o dia 01 de abril. Chamou atenção o número de casos confirmados.

Segundo dados obtidos do portal da saúde do Governo Federal, em 2023, o número de casos de dengue, por exemplo, saltou para 301,8 mil, entre janeiro e março, uma incidência de 141,5 casos por 100 mil habitantes. Quanto aos casos graves, foram registrados 2,9 mil casos entre todas as notificações. Esse número apresentou redução quando comparado ao mesmo período do ano passado – cerca de 3,8 mil registros. Neste ano, até o momento, já foram notificados 73 óbitos pela doença. Outros 64 seguem em investigação. No mesmo período do ano passado, o total de óbitos confirmados foi de 172.

A região com maior incidência de dengue em 2023 é a Centro-oeste, com 254,3 casos por 100 mil habitantes, seguida das regiões Sudeste, com 214,7 casos por 100 mil habitantes, e Sul, com 98,2 casos por 100 mil habitantes. O Espírito Santo foi o estado que mais apresentou aumento nos coeficientes de incidência, com 921,7 casos por 100 mil habitantes, seguido do Mato Grosso do Sul, com 432,5 casos por 100 mil habitantes, e de Minas Gerais, com 392,1 casos por 100 mil habitantes.

Aqui em Ponta Porã os números de 2023 trazem preocupação: foram 1.034 casos notificados de dengue e 563 casos de Chikungunya. Destes, 261 casos de dengue foram confirmados e 204 de Chikungunya. Ainda estão em análise 419 casos prováveis de dengue e 126 de Chikungunya. Até o momento não houve mortes registradas em Ponta Porã.

O Prefeito Eduardo Campos tem como ponto forte de sua gestão o alto investimento em saúde, como a reforma e ampliação da parte física já existente e a construção de novos pontos de atendimento.

Além disso, a Administração Eduardo Campos possui as carretas da saúde, uma inovação na área da saúde que aproximou os serviços oferecidos daqueles que mais necessitam: a população.

“Nós investimos muito em saúde, para que a nossa população tenha atendimento de qualidade e na hora e no dia que precisam e acima de tudo, perto de casa. Investimos na qualificação dos nossos servidores e contratamos os melhores parceiros, tudo para que o serviço oferecido seja o melhor”, disse o prefeito Eduardo Campos.