Meio Ambiente

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) é o órgão responsável pela proteção da natureza em todo o município e define políticas e ações de conservação ambiental. Além disso, a SEMMA é responsável pelos serviços ofertados ao cidadão como licenciamento ambiental, resíduos sólidos, arborização, fiscalização ambiental, entre outros.

Thalita Beatriz Antunes Klais

Secretária Municipal

FORMAÇÃO ACADÊMICA/TITULAÇÃO

2009 – 2011 Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.
União da Associação Educacional Sul Matogrossense, UNAES, Mato Grosso do Sul, Brasil

2006 – 2008 Mestrado em Tecnologias Ambientais – Concentração em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Mato Grosso do Sul, Brasil.

2001 – 2005 Graduação em Engenharia Ambiental.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Mato Grosso do Sul, Brasil.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

2022 – AMBIENTEC (Ponta Porã/MS).
Vínculo: Engenheira de Segurança do Trabalho e de Meio Ambiente
Engenheira da empresa Ambientec. Responsável pelos setores de Meio Ambiente e de Segurança do Trabalho. Realiza inspeção, atendimento às NRs – Normas Regulamentadoras e ao E-Social – inserção dos dados em sistema, como também auditorias ambientais, licenciamentos e perícias.

2020 – 2021 – Raízen (Caarapó/MS).
Vínculo: Engenheira de Segurança do Trabalho.
Coordena o setor de Segurança do Trabalho. Gestão dos Programas Ambientais PPRA, LTCAT, PPR, PGR. Gestão de documentos para auditoria interna e externa. Relatórios de inspeção, atendimento às NRs – Normas Regulamentadoras e ao E-Social – inserção dos dados em sistema. Auxílio em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações, materiais e processos de fabricação, encaminhando relatórios e laudos, treinamentos obrigatórios, acompanhamento de processos trabalhistas junto aos Órgãos Reguladores.

2017 – 2020 – São Fernando Açúcar e Álcool (Dourados/MS).
Vínculo: Engenheira de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
Responsável pelo do setor de SSMA – Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente. Gestão dos Programas Ambientais PPRA, PCMSO, LTCAT, PCA, PCR, PGR – planos de prevenção de riscos ambientais. Relatórios de inspeção, atendimento às NRs – Normas Regulamentadoras e ao E-Social. Encaminhamento e acompanhamento de processos trabalhistas e ambientais junto aos Órgãos Reguladores. Auxílio em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho e meio ambiente.

2013 – 2016 – SESI Serviço Social da Indústria (Dourados/MS).
Vínculo: Engenheira de Segurança do Trabalho.
Responsável pelo setor de segurança do trabalho. Coordenação e realização de PPRA, LTCAT, PCMAT, avaliações ambientais, relatórios de inspeção e atendimento às NRs – Normas Regulamentadoras em empresas de pequeno, médio e grande porte, gestão em SST, atendimento ao E-Social – inserção dos dados em sistema, elaboração dos treinamentos obrigatórios em SST.

2010 – 2011 – Bunge Açúcar & Bioenergia: Usina Monteverde (Ponta Porã/MS).
Vínculo: Engenheira de Segurança do Trabalho – Coordenadora de Segurança do Trabalho, Saúde, Qualidade e Meio Ambiente.
Melhoria e gestão do sistema PQSE, com realização de auditorias, relatórios e documentações pertinentes. Acompanhamento de visitas técnicas trabalhistas e ambientais. Encaminhamento e acompanhamento de processos trabalhistas, ambientais e de vigilância sanitária. Coordenadora e gestão do SESMT. Implementação e coordenação de programas de segurança junto às áreas industrial e agrícola. Acompanhamento e gerenciamento dos programas PPRA e PCMSO. Coordenação dos treinamentos obrigatórios.

2009 – 2010 – Bunge Açúcar & Bioenergia: Usina Monteverde (Ponta Porã/MS).
Vínculo: Analista de Meio Ambiente.
Implantação e manutenção da gestão ambiental na unidade. Controle dos programas de Auto monitoramento (água, solo e ar, educação ambiental, gerenciamento de resíduos). Requisições e acompanhamentos de licenças ambientais junto ao órgão ambiental. Relatórios, auditorias e visitas técnicas em campo.

2007 – 2008 – Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, SEMAC/IMASUL.
Vínculo: Gestora de Processo – Setor de Fiscalização (GAO–Gerência de Apoio Operacional) (Campo Grande/MS).
Fiscalização do PAM – Plano de Auto monitoramento de Indústrias, Obras, Aterros, Cascalheiras, Fábricas. Fiscalização dos Tratamentos de Efluentes Industriais, de Licenças e Condicionantes Ambientais.

2006 – 2007 – FAPEC.
Vínculo: Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e a Cultura, Brasil.
Durante o Mestrado em Tecnologias Ambientais.

2006 – 2007 – Faculdade de Tecnologia de Ponta Porã – FATEP.
Vínculo: Professora nas disciplinas de Hidrologia e Saneamento Básico.

Nosso Telefone:

(Veja todos os números)