Secretarias definem ações e estabelecem metas

Planejamento estratégico permitiu alcance de metas em todas as áreas da prefeitura em 2017

 

O prefeito Hélio Peluffo determinou a continuidade da contenção de gastos em todas as secretarias municipais iniciada no primeiro ano de mandato, o que garantiu a estabilidade financeira em todas as áreas da prefeitura. Nesta terça-feira, dia 16, secretários municipais participam de reunião para definir ações e estabelecimento de metas de trabalho. O prefeito Hélio Peluffo determinou a continuidade na contenção de gastos em todas as pastas sem prejuízo às demandas nas mais diferentes áreas.

A secretária de Administração, Dulce Manosso, Marcelino Nunes (Segurança Pública), Fabrício Cervieri (Finanças), Leny Klais (Educação), Mirta Landolfi (adjunta Educação), Dário Honório (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), André Manosso (Obras), Ricardo Soares (Procurador Jurídico) e Jadson Pereira Gonçalves (adjunto Procuradoria) e Patrick Derzi (Saúde).

A pauta principal é a definição de metas dentro do estabelecido pelo prefeito Hélio Peluffo Filho. Neste início de ano, o prefeito vem mantendo reuniões com todas as equipes do secretariado, visando reforçar o cronograma estabelecido para 2018. O prefeito lembra que a situação econômica do país não permite a ausência de um planejamento estratégico na administração pública, visando suporte necessário para encaminhamento das demandas.

No segundo semestre do ano passado, a política implementada pelo prefeito Hélio Peluffo dando início a uma nova realidade dentro da gestão do Poder Executivo foi posta em execução, através da reunião participativa de todos os ´atores´ da gestão pública.

O PPA é um instrumento previsto pela Constituição Federal destinado a organizar e viabilizar a ação pública. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de 4 anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas. Em 2017, a prefeitura de Ponta Porã buscou definir essas ações que imediatamente começaram a ser colocadas em prática.

É o principal instrumento de planejamento de médio prazo de ações do governo, abrangendo de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. Os principais objetivos do PPA são a definição com clareza das metas e prioridades do governo, bem como os resultados esperados. Organizar, em programas, as ações que resultem em incremento de bens ou serviços que atendam demandas da sociedade.