Sirenaço abre o Maio Amarelo em Ponta Porã

Campanha tem objetivo de chamar atenção para prevenção de acidentes no trânsito

O Maio Amarelo começou com um sirenaço promovido pela Prefeitura de Ponta Porã, através de sua Secretaria de Segurança Pública e da Agetran – Agência de Trânsito – do município. Participaram da abertura da campanha, que vai se desenvolver durante todo o mês, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Receita Federal, Guarda Municipal de Trânsito e Guarda Civil Municipal, Samu e a Escola Pública Municipal de Trânsito Rafael Mendes Espindola.

De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública de Ponta Porã, Gabriel Arce, o Maio Amarelo contará com várias ações que fazem parte da programação da campanha “Maio Amarelo”. “A campanha organizada pela Prefeitura de Ponta Porã, promove neste mês, uma série de ações, que contarão com palestras e apresentações teatrais em escolas municipais, entre outras entidades. O objetivo é o de chamar a atenção da população sobre a segurança no trânsito. A ação faz parte de um movimento entre vários países coordenado por poderes públicos e sociedade civil e nosso município participará ativamente do Maio Amarelo”, declarou Arce.

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha envolve motoristas, motociclistas e pedestres. O Tenente Osmar, do 4º BPM – Batalhão de Polícia Militar, afirmou que a campanha não é destinada apenas a motoristas. “Essa uma campanha que envolve a todos e a PM estará atenta às infrações que podem causar sérios acidentes, estaremos na campanha para buscar conscientizar a população para o cumprimento das leis de trânsito e assim evitar a perda de muitas vidas ocasionadas por acidentes automobilísticos”, declarou o Tenente Osmar.

A campanha alerta para as infrações no trânsito, como por exemplo, o uso obrigatório do capacete para o piloto e o carona, no caso dos motociclistas. Crianças só podem andar na garupa a partir dos 7 anos. Os ciclistas só podem transportar uma pessoa, além de respeitar as leis de trânsito. No Transporte escolar, é obrigatório que todos os ocupantes do veículo utilizem o cinto de segurança. O respeito às sinalizações de trânsito também serão lembradas durante o Maio Amarelo. A campanha lembra que parar em fila dupla é infração grave e põe vidas em risco, mesma situação para quem estaciona em área de embarque e desembarque, além de outras infrações que serão apresentadas nas ações desenvolvidas neste mês de maio.