
Solenidade de posse aconteceu nesta sexta-feira no Auditório da Prefeitura Municipal
Em evento realizado na manhã desta sexta-feira, dia 25, no Auditório da Prefeitura Municipal foi empossado o delegado Cenir da Silveira como chefe da Delegacia de Polícia Federal em Ponta Porã. O evento contou com a presença do superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Carlos Henrique Cotta Dangelo, do vice-prefeito de Ponta Porã, Patrick Derzi, que representou no ato o prefeito Eduardo Campos; vereadores, o secretário municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio, além de várias outras autoridades civis e militares.
Cenir da Silveira assumiu o cargo de chefe no lugar do delegado Anézio Rosa de Andrade e em seu discurso de posse disse que assume o cargo sabendo da imensa responsabilidade que terá pela frente. “Assumo com muita honra e vou trabalhar com o compromisso integral de manter vivos os valores da instituição, atuando com ética, dentro da legalidade para garantir os direitos fundamentais”.
O novo delegado federal ressaltou que Ponta Porã tem papel crucial no que tange a segurança pública no Brasil. “Nossa missão será de seguir combatendo o tráfico de drogas e de armas de fogo e outros crimes como lavagem de dinheiro. A Polícia Federal seguirá forte atuando em parceria com outros organismos de segurança da fronteira”, disse.
Silveira ressaltou que são quase 500 quilômetros de fronteira que precisam da fiscalização da Delegacia de Polícia Federal de Ponta Porã. “A faixa de fronteira favorece o cometimento de vários tipos de delitos, mas vamos trabalhar sem dar tréguas para os criminosos. Faremos de cada oportunidade o momento perfeito para combater a criminalidade. Assumo esse importante cargo primeiro agradecendo a Deus, à minha família e ao nosso superintendente Dr. Dangelo pela confiança”, disse encerrando a sua fala. Na sequência o novo delegado prestou homenagem à sua esposa Edilene da Rosa Carbonera.
Já o superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Carlos Henrique Cotta Dangelo, iniciou seu discurso agradecendo o apoio da Prefeitura de Ponta Porã para a realização do ato no auditório municipal. Disse que hoje os municípios também se envolvem na difícil missão da segurança pública. “Os municípios estão sendo convocados para atuar junto com o Estado e a União, por isso a presença do vice-prefeito Patrick, representando o prefeito Eduardo Campos, é muito significativa, assim como a presença das juízas representando a justiça estadual e federal”, destacou.
Dangelo disse que a Polícia Federal assim como as outras forças de segurança fazem parte de uma engrenagem. “É fundamental a parceria das policias do Estado com os municípios, ministério público e a justiça. Ponta Porã no contexto da segurança pública é uma região muito importante e temos plena confiança no delegado Cenir da Silveira, que temos a convicção que fará a diferença”, disse o superintendente, fechando o discurso declamando um pequeno trecho de uma poesia de Fernando Pessoa.
PRESENÇAS
A posse do delegado Cenir da Silveira no cargo de chefe da Delegacia de Polícia Federal foi prestigiada pela juíza estadual Thielly Dias de Alencar Pitthan, da 1ª Vara Criminal da comarca, e pela juíza Jéssica Flores Silva, da 1ª Vara Criminal Federal de Ponta Porã. Também estiveram presentes Valdir Brasil, inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Delegacia da PRF de Dourados; Clemir Vieira Júnior, delegado regional de Polícia Civil de Ponta Porã e Adilson Stiguivitis Lima, delegado regional de Polícia Civil de Dourados; Tenente-Coronel Alexandre Lepri de Medeiros, comandante do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado, além de vários delegados, representantes do 4º Batalhão de Polícia Militar e de outras corporações militares e agentes de polícia civil e federal.