Unidades de saúde continuam com vacinação contra influenza e covid por tempo indeterminado

O sábado foi bastante movimentado na rede pública de saúde de Ponta Porã. O Dia D da vacinação começou cedo nos postos e foi até o fim da tarde, com mobilização em todas as unidades de saúde.

No total, foram aplicadas 1.570 vacinas, para 26 tipos de coberturas imunobiológicas. Foram vacinados crianças de 06 meses a menores de 06 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, Professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 ou mais, pessoas em situação de rua, Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa.

As unidades que mais vacinaram em Ponta Porã, foram o ESF Nelson Machado Dias Localizado no Ipê com 236 pessoas vacinadas, ESF Jose Alberto Ferreira Neves, localizado no Bairro Alegrete, com 145 pessoas vacinadas e o ESF Zeneida Terra de Siqueira, localizado no Jardim Ivone, com 109 pessoas vacinadas.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Marcela Peluffo Santos, a demanda foi abaixo da esperada. “Nós vamos estender essa campanha por tempo indeterminado, para que as pessoas possam procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar contra Influenza e Covid-19. É muito importante que a nossa população participe da prevenção”, finalizou a Secretária de Saúde.

A campanha teve início em março em todo o Brasil e a meta é vacinar 75 milhões de pessoas. A vacina em 2024 é destinada a proteger principalmente contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

* Diretoria de Comunicação