Vacinação antirrábica atinge meta e Ponta Porã está entre os municípios que mais vacinou no Mato Grosso do Sul

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Vigilância de Zoonoses atingiu a meta estipulada para a campanha de vacinação antirrábica para o ano de 2023. A meta inicial era aplicar 10 mil doses de vacinas.

No sábado em vários pontos de Ponta Porã, moradores puderam levar seus pets para receber a dose da vacina e somente nesta data, mais de 2.000 animais receberam as doses. No total, Ponta Porã é o terceiro município que mais vacinou no Estado de Mato Grosso do Sul.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Patrick Derzi, a vacinação é importante pois, além de controlar a raiva, evita outros tipos de problemas causados pela transmissão animal. “Ano passado e começo deste ano, tivemos casos de raiva animal em herbívoros, o que já não acontece agora devido às rodadas de vacinação”, destacou Patrick Derzi.

A vacinação antirrábica começou em 22/07 na área urbana e em 05/08 foi ampliada até a área rural. No início eram pontos fixos de vacinação e agora, as equipes estão indo até as propriedades rurais aplicar a vacina.  A campanha encerra no próximo dia 30/09.