Velho golpe, mas que ainda continua fazendo vítimas !!!

Recentemente o Procon Municipal de Ponta Porã recebeu algumas reclamações sobre o velho golpe que se inicia através de contato telefônico mantido por empresas com intuito de solicitar a atualização dos dados cadastrais e durante a ligação oferecem um serviço de renovação sem custos, contrato de divulgação gratuita no site ou publicação em lista telefônica.

A ligação é geralmente atendida por um funcionário da empresa e os golpistas argumentam que, por ser um serviço sem custos, o próprio funcionário pode autorizar ou é induzido a se qualificar como gerente da empresa e assinar.

Após o primeiro contato, os golpistas encaminham um documento por e-mail solicitando a assinatura do funcionário ou  empresário. No documento consta os dados da empresa, mas, logo abaixo, em letras bem pequenas, está o valor do contrato, geralmente dividido em 12 parcelas de alto valor. E o principal alvo do golpe é o valor da multa que será cobrada quando a empresa cancelar o contrato.

Depois da assinatura da vítima, a empresa responsável pelo golpe começa a enviar boletos de cobrança, faz ameaças de protesto e de inscrição nos órgãos de proteção de crédito. O que leva a vítima em muitos casos a efetuar o pagamento na tentativa de resolver a situação.

E para se prevenir desse tipo de golpe, os empresários deverão orientar seus funcionários para que jamais repassem quaisquer informações sobre a empresa por telefone ou outro meio e que antes de iniciar qualquer contratação mesmo que o funcionário tenha poderes para contratar deve fazer uma análise do conteúdo do documento e verificar a idoneidade da empresa que supostamente esta oferendo os serviços antes de promover qualquer assinatura.

Caso você tenha sido vítima desse tipo de golpe procure o Procon Municipal para maiores esclarecimentos.