
Município mantém 27 unidades de ensino, sendo 19 escolas e 8 Centros de Educação Infantil
Cerca de13 mil alunos da rede municipal de ensino de Ponta Porã iniciaram nesta segunda-feira, dia 10, as aulas nas unidades mantidas pela Prefeitura Municipal. Todos os prédios públicos foram preparados para recepcionar os alunos e profissionais da educação, sendo que neste ano existe um desafio a mais, os alunos não poderão utilizar aparelhos de telefones celulares nas salas e nem nos intervalos. As orientações sobre a legislação nacional que proíbe o uso de celular nas escolas estão sendo repassadas para os pais e responsáveis.
Nesta segunda-feira logo pela manhã a movimentação foi grande nas 27 unidades educacionais mantidas pela Prefeitura de Ponta Porã, sendo 19 escolas e 8 centros de Educação Infantil (CEINFs). O prefeito Eduardo Campos disse que a sua gestão valoriza efetivamente o setor educacional e que durante o período de férias dos profissionais da educação foi feita manutenção dos prédios, “assim como trabalhamos preparando todo o ambiente para poder entregar condições de trabalho ideais para cada professor e diretor já no primeiro dia de aula. Cuidamos da licitação da merenda escolar, dos transportes, da aquisição dos uniformes e do kit escolar, entre outros serviços”, destacou.
O calendário escolar que iniciou nesta segunda-feira prevê a duração do ano letivo com 200 dias, dos quais 9 dias serão operacionalizados por Atividades Pedagógicas Complementares (APC’s) e 4 dias de Conselho de Classe. As férias dos alunos da rede municipal ficaram definidas para o período de 17 a 31 de julho e os exames finais serão aplicados de 15 a 18 de dezembro, quando ocorrerá o conselho de classe final e término do ano escolar.
PROIBIÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã informou que no âmbito municipal será cumprida a Lei Federal nº 15.100/2025, que veda o uso de celulares, aparelhos eletrônicos portáteis e similares no espaço escolar (salas de aulas, recreios e intervalos) em todas as etapas da educação básica e que os pais receberão todas as orientações através de informativos das escolas da Rede Municipal de Ensino.