Carta de Serviços

A Carta de Serviços foi elaborada para informar aos cidadãos quais são os serviços prestados pelo Poder Público, como acessar, obter e quais são os compromissos com o atendimento.

Perfil



ACOLHIMENTO, CURATIVO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

É atendimento realizado por profissional de saúde capacitado.


CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES - CCZ

Atua no bem-estar de animais e da população. Agindo no controle das zoonoses, doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos.


CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS - CRE

Espaço de cuidado especializado, complementar à Atenção Primária em Saúde e a Alta Complexidade, integrada à rede de atenção à saúde. As ações e serviços que visam atender a problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos complementares, para o apoio diagnóstico e tratamento.


CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS - CEO

O Centro de Especialidades Odontológicas é referência em saúde bucal. Essa unidade conta com equipes formadas por técnicos e auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas.


CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) prestam serviços de saúde, de modo aberto e comunitário, para tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros relacionados à Saúde Mental. Constituem-se como componente estratégico e especializado da Rede, com foco na atenção à pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.


CONSULTAS DE ENFERMAGEM

É uma atividade privativa e prestada pelo enfermeiro, na qual são identificados problemas de saúde e prescritas e implementadas medidas de enfermagem com o objetivo de promoção, proteção, recuperação ou reabilitação do paciente.


CONSULTAS MÉDICAS

Atendimento realizado por profissionais médicos generalistas ou especialistas em medicina de família e comunidade.


DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTO

Toda Estratégia de Saúde deve dispensar medicamentos essenciais durante todo seu horário de funcionamento. No âmbito da APS, as equipes de saúde devem se comprometer com a garantia do acesso aos medicamentos essenciais, bem como pelo acompanhamento e avaliação de sua utilização pelos usuários, seguindo os princípios do uso racional de medicamentos. De acordo com o diagnóstico local, cada ESF deve planejar ações para promoção do uso racional de medicamentos, contando com o apoio das equipes NASF e farmacêuticos. Os medicamentos disponíveis na rede municipal de saúde constam na Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) com todas as informações quanto à apresentação (concentração e forma farmacêutica), bem como indicação do local de acesso.

 


NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE

Espaço de cuidado especializado, complementar à Atenção Primária em Saúde e a Alta Complexidade, integrada à rede de atenção à saúde nos cuidados referentes à saúde da Mulher, da criança e do Homem. As ações e serviços que visam atender a problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos complementares, para o apoio diagnóstico e tratamento.


OUVIDORIA EM SAÚDE

É o setor responsável em tratar de assuntos relacionados a prestação de serviços públicos municipais da saúde, no município de Ponta Porã, meios utilizados e locais de acesso.


PROGRAMA DE TUBERCULOSE E HANSENÍASE

Atua na prevenção, tratamento e cura de pessoas acometidas pela tuberculose e hanseníase.


SETOR ENDEMIAS E VETORES

Os agentes de endemias são os profissionais responsáveis pela execução das atividades de combate ao vetor realizadas nos imóveis.


TRATAMENTO FORA DOMICÍLIO - TDF

Este serviço trata-se do recebimento dos laudos que os pacientes entregam no seu município de residência solicitando a cirurgia. O usuário saí da consulta do médico cirurgião e entrega o laudo no setor de alto custo/regulação. A regulação do município encaminha o laudo via SISREG para o setor de regulação do estado, que marca a cirurgia para o paciente e devolve o agendamento para o município via SISREG.


VACINAÇÃO

Atendimento realizado por profissional de saúde capacitado para aplicação de vacinas, ofertadas de acordo com Calendário Vacinal e Campanhas do Ministério da Saúde.


VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.


VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL - VISA

Consiste em um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.


VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR

Compreende uma atuação contínua e sistemática, no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos a saúde relacionado ao trabalho, tendo como principal objetivo prevenir e diminuir riscos e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, através de medidas como fiscalização, ação e promoção de eventos técnicos.


VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Tem por finalidade promover a detecção e prevenção de doenças e agravos transmissíveis à saúde e seus fatores de riscos, bem como a elaboração de estudos e normas para as ações de vigilância epidemiológica.


VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Setor responsável por realizar ações as quais visam promover e proteger a saúde da população sendo capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.